Por Juliana Medeiros em 6 de junho de 2012

Jingle x Sucesso sertanejo. Grande confronto na propaganda brasileira

Nossa publicidade sempre foi e continua sendo uma das melhores, dos festivais, premiação a ações de guerrilha. Na música, também não ficávamos atrás ou até melhores… Sempre emplacamos algo na música ou publicidade.

E, contudo, não vejo necessidade de juntar sucessos populares aos briefings a letras monossilábicas, frases rítmicas ameaçadoras e sucessos de outros carnavais.

Fiat – Ai se eu te pego
httpv://youtu.be/TK9UAdKNW9M

Fiesta Rocam
httpv://youtu.be/u9xOOsATl-g

Fiat – Ipi reduzido
httpv://youtu.be/73tYL7cKTGM

Por mais que o conceito seja mais amplo do que a música ou cantor, pensamos que a criação quis já entrar com o time ganhando em vez de inovar.

Não tirando o mérito de ter um formador de opinião, que em um bom contexto estratégico sempre agregará, na campanha ou em um gancho nesses tempos de redes sociais.

Ao ter um formador de opinião no auge de sua carreira é benéfico e o retorno quase sempre garantido, porém assim como aprendemos sobre ascensão de um produto. Nesta fase um escândalo ou um abalo na carreira destes astros pode por nosso budget no lixo. A citar exemplo como: Charlie Sheen, Daniella Cicarrelli entre outros.

Como um exercício criativo, devemos ir além do que é fácil e os resultados sem dúvidas serão sempre generosos.

Os jingles foram realmente uma febre nos anos 90 produzindo imemoráveis peças que são lembradas por sua criatividade e sonoridade até hoje.

Pipoca e guaraná
httpv://youtu.be/XCVzgwu7qFg

Parmalat
httpv://youtu.be/jDRasuYH94M

Quem já comeu pipoca com guaraná e não cantarolou  ♪ Pipoca e guaraná que programa legal ♪?!

E para dizer que o bom sempre volta. A Nissan emplacou recentemente “Pôneis Malditos” e a Johnson voltou com seu jingle que havia emplacado nos anos 90 “Gostoso pra Chuchu chuá” quem de nós não amou ou odiou estas “musiquetas” por um tempo?

Johnson – Gostoso pra Chu Chuá
httpv://www.youtube.com/watch?v=1d58gjyrUBw

Nissan – pôneis malditos
httpv://www.youtube.com/watch?v=X3yGSJE53kU

Todos eles. Recall de um bom jingle!

Deixe um comentário

Publicidade