Por Cláudio Fonsêca em 29 de junho de 2012

Havaianas lança campanha solidária para comemorar seus 50 anos

Quem diria que a sandália que há alguns anos era considerada “coisa de pobre” no Brasil chegasse ao seu 50º aniversário com status de produto “fashion”. As Havaianas hoje estão espalhadas pelo mundo (são comercializadas em mais de 80 países), ocupam espaço nas vitrines de lojas badaladíssimas no exterior e calçam pés de famosos como a atriz Sandra Bullock e o jogador David Beckham. Foi um dos maiores saltos de posicionamento de marca que já se viu no mercado. Particularmente falando, é o maior case de marketing do Brasil que, inclusive, serve de exemplo para gestores e comunicadores.

Pois bem, a marca Havaianas está fazendo 50 anos e, para celebrar a sua belíssima história, criou uma edição limitada comemorativa da sandália, que terá 100% do lucro das vendas revertido à Unicef. Para isso, foi iniciada uma campanha solidária chamada “Eu me viro pra ajudar” que foi inspirada na própria história da marca, que passou a produzir sandálias de uma cor só a partir da época em que as pessoas viraram a sola do chinelo para cima. (Veja explicação no vídeo abaixo)
Serão produzidos 50 mil pares dessa edição especial, que também serão comercializados nos Estados Unidos e Europa.

Já era de se esperar que nos seus 50 anos as Havaianas realizasse uma ação tão grandiosa, afinal, a marca não costuma decepcionar em suas estratégias de marketing, prova disso é a sua própria trajetória e suas grandes campanhas publicitárias (criadas pela agência AlmapBBDO). E é por isso que “todo mundo usa”.

Veja o vídeo da campanha:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=vMfbeqhD2pk&version=3&hl=en_US&rel=0]

Deixe um comentário

Publicidade