Por Danyelle Kerolaynne em 20 de novembro de 2012

Cinema x Modernidade

A modernidade passou por diversas transformações sociais, econômicas e culturais, essas transformações também passou a ser entendida por meio de algumas inovações consagradas como: o telégrafo e o telefone; a estrada de ferro e o automóvel; a fotografia e o cinema. De todos o mais bem sucedido foi o cinema.

Surgiu então a possibilidade de uma audiência de massa já que o cinema por si só tornaria um veiculo de comunicação de massa, juntando com a atmosfera de excitação visual e sensorial, abriu várias portas para novas formas de entretenimento. Nos seus primeiros anos como fenômeno urbano, o cinema teve múltiplas funções dentre elas o divertimento para as famílias.

O cinema marcou o cruzamento sem precedentes, o fenômeno da modernidade começava a ser tratado como produto comercial. O cinema, portanto não pode ser arquitetado como simplesmente o resultado de formas idênticas dos teatros melodramáticos, prosas narrativos e romances realistas. Já que ele se sobrepõe como algo inovador onde poucas pessoas daquela época tinham o direito de prestigiar qualquer exibição ou mesmo entrar para conhecê-lo.

Deixe um comentário

Publicidade