Por Diego Luís em 22 de novembro de 2012

Games como estratégia de comunicação

O mercado de games é um dos mercados que mais cresce no mundo, independente desses jogos serem feitos para computadores, tablets, celulares ou consoles. O aumento da venda de consoles, jogos e aplicativos para videogames reforçam essa ideia. Não é difícil perceber que esse mercado está em crescimento, basta olhar para as pessoas ao seu redor e ver quantas delas possuem algum aparelho como celular, notebook e/ou tablet capaz de suportar um jogo, mesmo que simples.

Atentas ao mercado de games, as organizações veem como oportunidade de expandir sua marca e diferenciar-se de concorrentes através do investimento em advergames (junção de advertisement, publicidade em inglês, e games). As empresas usam essa estratégia de marketing para divulgar a marca, um produto ou serviço através de um jogo. Ou seja, podemos dizer, grosso modo, que advergame é a exposição da marca dentro de um jogo, seja ele feito pela marca ou pagando pela exposição dentro de um jogo. Dentre as vantagens no investimento dessa estratégia podemos citar:

– Maior tempo de exposição da marca.
– Mais barata do que mídias tradicionais
– Maior numero de visitas no site da marca
– Maior tempo de permanência no site da marca.
– Gera interatividade entre marca e publico-alvo
– Gera cadastro, assim enriquece o mailing
– Pode ser mensurado
– Atinge o publico alvo em um momento em que ele está relaxado e se divertindo
– Gera possibilidade de marketing viral

 Com o mercado de games em ascensão e as vantagens que os “advergames” proporcionam, é valido para qualquer organização reservar um pouco da verba para essa estratégia no planejamento de comunicação. Pois, além de ser uma ferramenta que gera interatividade entre a marca e as pessoas, o custo-benefício é compensador para a empresa.

Deixe um comentário

Publicidade