Por Diego Luís em 16 de janeiro de 2013

Como surgem as ideias?

Como surgem as ideias

Ideias, sacadas, insights. Todos esses termos podem resumir a vida profissional de alguém que trabalha com marketing e publicidade. Do mesmo modo em que um padeiro não produz sem fermento, um publicitário também não produz sem ideias. Para um profissional que depende de inspiração não basta apenas ter uma ideia. A ideia tem que ser diferenciada.

A todo tempo temos insights ou uma ideia inicial. É verdade que uma grande ideia pode surgir em um piscar de olhos, mas também pode surgir como uma premissa inicial e levar dias, meses e até mesmo anos para tornar-se algo espetacular. Um insight que não é bom hoje, no futuro pode ser sensacional. Isto, porque a experiência que adquirimos em nossas vidas também serve como agregador e o que pode parecer bobagem hoje pode ser uma grande sacada amanhã.

Um dos segredos para que uma ideia seja sensacional um dia, mesmo que ela seja só uma faísca hoje é acreditar na mudança. Na mudança de pensamento, na mudança de hábito e na mudança do mundo. Se hoje ela não é aproveitável, não se desespere. Talvez um dia ela seja sensacional. Então o segredo é anotar tudo e guardar, por mais boba que seja a primeira ideia. Talvez ela não esteja madura o suficiente para ser usada atualmente, mas quem sabe um dia?

Além disso, a improvisação e a oportunidade de aspectos externos ou internos são fatores que podem ser a diferença no momento de criar algo. Cada livro que lemos, cada momento que passamos, cada experiência adquirida em nossa existência pode ser uma oportunidade de uma grande sacada. Assistir a um programa chato, ouvir um gênero de musica que você não gosta. Não se prender a preconceitos faz parte da criação.

Uma ideia pode surgir antes de dormir ou em uma conversa de bar. Na hora do almoço ou em frente à TV assistindo BBB. O segredo é acreditar em si mesmo e viver, adquirir experiências, ler coisas novas, fazer algo que nunca fez e não censurar suas próprias ideais. Permitir-se, arriscar e quebrar paradigmas podem ser o ponto inicial de uma grande ideia.

Deixe um comentário

Publicidade