Por Rafael Andrade em 15 de fevereiro de 2013

Os games e a publicidade

ad game
O mercado de jogos eletrônicos vem se destacando ano após ano por movimentar bilhões, e os zeros não param de crescer.

A tecnologia aumenta de forma assustadora, trazendo games cada vez mais realistas e aumentando a procura pelos mesmos. O que não passou despercebido aos olhos das grandes marcas. Empresas vem se inserindo no contexto gráfico dos jogos e o retorno é quase sempre positivo. Existem duas diferentes formas de ação publicitária nos jogos eletrônicos. 

Advergames

Os advergames são jogos que geralmente possuem menor complexidade gráfica e motora. São pequenos jogos com o intuito único de divulgar um novo produto ou serviço. Não são vendidos e podem ser encontrados na internet. Com frequência nas redes sociais.

In-game advertising

O in-game advertising é sem dúvida o mais polemico entre os dois.

Jogos de mundo aberto, onde o jogador possui a liberdade de explorar o cenário (comumente representado por cidades) no seu ritmo são os mais procurados pelas marcas. Destacam-se os títulos da série Grand Theft Auto (Rockstar Games), Need for Speed (EA), entre muitos outros.

NFSU-MC-Donalds
 Jogo Need for Speed, título da Eletronic Arts, jogo famoso por anunciar grandes marcas. Na imagem, um outdoor MC Donald`s. Um dos muitos presentes no game.

NFSU-MC-Donalds 2
Jogo Skate 2, também da EA. Na imagem, o personagem veste uma camista DC Shoes.

Resumindo, o in-game advertising é um tipo de publicidade no qual a marca é inserida dentro do contexto do jogo, que não foi produzido com o único intuito de divulgá-la.

Há quem aprove tal ação publicitária. Quando se move um personagem a uma lanchonete chamada Burger King, sai com seu carro Audi, bebe uma Coca-Cola, tudo dentro de um jogo, gera a ideia de maior realidade.

Existem também sites na internet que julgam esse tipo de publicidade como uma forma de mensagem subliminar.

Embora exista a controvérsia entre quem considera a publicidade nos games algo bom ou ruim, o fato é que ela está presente e tem movimentado cada vez dinheiro com o passar dos anos e o amadurecimento dos games.

Essa abordagem apresenta-se como algo inovador. Diferentemente dos outros veículos de mídia, nos quais as pessoas recebem o anúncio de forma estática, o jogador pode interagir com a  marca, criando uma relação mais estreita entre produto e consumidor.

Deixe um comentário

Publicidade