Por Gabriela Araújo em 4 de abril de 2013

Propaganda está de volta nas ruas de São Paulo

propaganda ruas de sp destaque

Esta semana, a vez é da Brahma de se destacar em mídia espontânea. Isso tudo por uma causa muito maior que um simples anúncio: a cerveja da Ambev é a primeira marca a anunciar nas ruas da cidade de São Paulo após seis anos e três meses de vigência da Lei Cidade Limpa.

A inserção não foi triunfal, mas chamou a atenção; em uma manhã comum de segunda-feira, os moradores de alguns bairros nobres e da região central da cidade se depararam com cartazes nos pontos de ônibus, sendo a reinauguração oficial da propaganda no mobiliário urbano.

A responsável pela revolução é a empresa Ótima, novo nome do consórcio Pra SP, pretende instalar 6.500 novos abrigos na cidade até 2015 (97 já estão prontos), pagando R$ 167 milhões à prefeitura pelo direito de explorar a publicidade nos espaços por 25 anos. Futuramente veremos pela cidade propagandas em relógios de rua, controlados por outra empresa.

Em entrevista a Folha de São Paulo, a arquiteta Regina Monteiro, uma das precursoras da Lei Cidade Limpa, diz que a publicidade no mobiliário urbano estava prevista desde que a propaganda foi abolida, mas a falta de critérios pode prejudicar a cidade. “Sem critérios técnicos, pode ocorrer uma disputa pela paisagem urbana, se a marca no mobiliário ofuscar a publicidade permitida nas fachadas de prédios.”, finalizou.

Essa semana é um marco na história da publicidade paulista que, com certeza, muitas agencias e empresas estão comemorando. Mas será que esses profissionais saberão utilizar a dádiva concedida, ou mais uma vez cairão na tentação da poluição visual? Vamos acompanhar.

Via

Deixe um comentário

Publicidade