Por Gabriela Araújo em 7 de maio de 2013

Bluetooth Alert x Tweet Pee – Tecnologia para trocar fraldas

Bluetooth Alert x Tweet Pee

Recentemente, duas campanhas de aplicativos para ajudar a mãe a saber a hora de trocar a fralda do bebe estão circulando na internet – e gerando uma certa polemica. É que o Bluetooth Alert da Hipoglós Amêndoas saiu primeiro, e há quem diga que a Ogilvy Brasil copiou a ideia para criar o app da linha de fraldas Huggies.

Na verdade, o Tweet Pee é uma versão melhorada da ideia. Ambos utilizam sensores de umidade na fralda, que envia uma mensagem ao celular da mãe avisando que é hora de aplicar ou trocar o produto e, para isto, é necessário baixar o aplicativo.

E então começam as diferenças: o app da Hipoglós se utiliza do bluetooth, tecnologia um pouco esquecida após a dominação da internet móbile, mas que pode ser mais eficiente: afinal, o 3G pode cair e não haver sinal wi-fi por perto. Em contrapartida, o aplicativo da Huggies é mais versátil: além de enviar a informação, os pais tem acesso a um histórico de quantas fraldas que o bebe já usou, quantas ainda vai precisar e pode comprar online.

Em questão de comunicação, o Tweet Pee ganha de lavada. Para este foi criado um hot site (http://www.huggiestweetpee.com.br/), um infográfico de como usar e um ótimo videocase, com imagens, textos e conceito totalmente atrativos e cativantes. Já o Bluetooth Alert não possui hotsite, e seu videocase é fraco, longo, nada interativo ou emocionante. Seu foco é totalmente informativo, mas se dependesse apenas dele para vendas seria um fracasso.

Sorte para a Hipoglós que há um detalhe de target e de logística: segundo o site da Exame, o produto será oferecido a blogueiras que tem páginas focadas em bebês. Numa segunda fase, kits do Hipoglós Amêndoas Bluetooth Alert serão entregues para celebridades que sejam mães de primeira viagem. Enquanto isso, a Huggies não oferece nenhuma informação de inserção do seu produto no mercado, nem ao menos para experimentação.

Você, mamãe ou papai de primeira viagem, investiria em qual produto? E para os colegas de publicidade, qual campanha você acha que surte maior efeito?

Deixe um comentário

Publicidade