Por Diego Luís em 20 de maio de 2013

Afinal de conta, o que é marketing pessoal?

mkt pessoal destaque

Certamente em algum momento da vida você já ouviu as expressões “Fulano tem um bom marketing!” e “Fulana está fazendo marketing de si mesma”. Sim, é possível que uma pessoa possua um marketing. O marketing de si próprio é chamado de marketing pessoal.

Assim como uma organização é uma marca, você também é e o seu produto são suas qualidades. Da mesma maneira que uma empresa precisa ser bem vista para destacar seus produtos dos concorrentes, você também é uma marca e precisa destacar-se das outras pessoas.

Teoricamente podemos afirmar que marketing pessoal é uma ferramenta que serve para enaltecer técnicas e qualidades de uma pessoa. Essa ferramenta visa agregar valor do ponto de vista profissional e até mesmo pessoal com o objetivo de manter e criar relacionamentos interessantes para quem o pratica.
Mas afinal, qual a vantagem de praticar-se marketing pessoal?

Segundo Katia Nascimento (consultora de Recursos Humanos da Catho Online), se bem administrado, o marketing de si mesmo ajuda o profissional a mostrar os seus potenciais, sejam esses potenciais referentes às suas habilidades, como carisma e persuasão, sejam esses potenciais referentes às suas qualidades técnicas, como conhecimentos e experiências adquiridas ao longo da trajetória profissional.

Contudo, a pratica de marketing pessoal não é tão fácil como possa aparentar. Para a realização dessa estratégia individual é preciso ter humildade e ter em mente que não existem pessoas perfeitas, todos comentem erros e possuem falhas. É necessário passar por uma autorreflexão crítica e ter vontade de melhorar sempre e sempre mais.
Em um mercado tão saturado, disputado e com tanta mão de obra, uma pessoa com um bom marketing de si mesma, que saiba se vender tem a capacidade de diferenciar-se das demais pessoas e galgar um lugar na mente de todos. Afinal de contas, só é lembrado quem é visto.

Deixe um comentário

Publicidade