Por Diogo Mattos em 8 de outubro de 2013

Itaú incentiva a leitura para pais e filhos

itau leituras

Considerando que no próximo Sábado, 12 de Outubro, se realiza mais um dia das crianças, proponho comentar campanhas de cunho infantil nos meus posts da semana. E para começar, ressalto uma campanha institucional criada pela DPZ para o Itaú Unibanco iniciada nesta Segunda-feira (07/10) nas telinhas de todo o Brasil. Com muita originalidade, criatividade e beleza a DPZ inova mais uma vez com um comercial que promete incentivar aos adultos a lerem mais para suas crianças. Para tal, o Itaú colocara a disposição gratuitamente 2,2 milhões de coleções Itaú de livros infantis, totalizando 4,4 milhões de cópias.

Estimulando a leitura

De acordo com Rafael Urenha, diretor nacional de criação da DPZ, o objetivo da campanha é “…lembrar aos adultos que ler para as crianças precisa ser um compromisso, tem que fazer parte da rotina dos adultos”. E de fato, quando assistimos o filme (veja abaixo), percebemos o apelo inteligente e lúdico que o filme traz, tudo bem próprio ao universo da criança.

No filme, intitulado Busca, vemos um sapo de coroa na cabeça acomodado no sofá ao lado de um adulto que assiste TV enquanto o réptil a desliga, o que logo remete ao príncipe encantado dos contos de fada. Tal fato se confirma nas cenas seguintes quando vemos chapeuzinho vermelho e o lobo mal interrompendo uma caminhada de uma mulher, seguido do gigante que bate a janela de uma casa para devolver a dona do lar aos seus filhos. Ao final podemos ver novamente o sapo coroado saindo livro que a mesma mãe devolvida pelo gigante lê para suas crianças. Tudo isso termina com o texto que diz: “Peça sua coleção Itaú de livros infantis” e a já conhecida assinatura isso muda o mundo, usada ultimamente em todas as suas campanhas e a voz em off que diz: “Leia para uma criança, isso munda o mundo”.

Bela iniciativa, ótima execução

Certamente esta campanha agradará em cheio seu público alvo e além do mais atinge diretamente os pais, que por muitas vezes, devido a vida atribulada de hoje em dia, esquece de ler para seu filho/filha antes de ela/ele dormir.

Com elementos lúdicos que remetem a cada conto de fada e estória que as crianças gostam, o filme passa credibilidade e muito amor a leitura, o que não obstante chega aos corações ate daqueles que não da muita importância ou não gostam de ler. Por isso, devo parabenizar aqui a Luis Carone, pela bela direção de imagem, que emociona e cativa o target e a inteligente criação de Rafael Urenha, Bruno Landi, Silvio Amorim e Giuliano Cesar.

É importante mencionar que a campanha ainda conta com peças para mídia exterior, mídia impressa, mídia online, ações em redes digitais, spot para rádio e um aplicativo para smartphone. Além do site, onde se pode requerer os livros da coleção Itaú de livros infantis.


Deixe um comentário

Publicidade