Por Ana Claudia Roges em 11 de novembro de 2013

Por que todo designer odeia a fonte “Comic Sans”?

comic-sans

Uma pergunta cabível, não é!? Ainda mais porque agora em 2014 a fonte mais famosa e usada – inadequadamente – do sistema operacional Windows irá completar seus 20 anos de existência.

Exagero ou não é que a fonte de fato é usada em contexto que fogem do real significado, por isso a odeiam tanto assim e por conta desta aversão existe até um projeto chamado “Ban Comic Sans” que pede para que a fonte seja banida do Windows. E sinceramente é uma luta em vão, pois é bem provavel que isso nunca irá acontecer.

Uma fonte que poderia ser usada em convites de aniversários, cartões e afins de uma forma mais moderada, hoje é banida e se quer entra nas opções para ser escolhida, por isso é considerada o terror dos designers.

Quem usou do Windows 3 (não é o meu caso …rs) certamente irá se lembrar do Microsoft Bob, um cão que através de balões se comunicava com as crianças. Primeiramente a fonte Times New Roman seria a mais adequada, mas Vincent Connare, um designer da Microsoft (sic!) percebeu que uma fonte serifa não era tão graciosa e “inocente” para entreter as crianças. Então em 1994 além da fonte entrar na próxima versão do Windows, no caso 95, porém acabou não entrando na versão final do Microsoft Bob.

win_bob

Por ser tão odiada e menosprezada existem sites que satirizam o uso inadequado e exagerado da “Comic Sans”.

 

comic-sans-logos

Tanto ibope para uma fonte, que sim, pode ser usada em determinadas situações, cabe a você leitor e designer ter concordância com a proposta.

Tanto falam que não gostam da fonte “Comic Sans”, mas aposto que ao terminar de ler irá pensar: “NO (EXTINTO) MSN EU USAVA QUAL FONTE MESMO!?”

Via

Deixe um comentário

Publicidade