Por Mariana Reis em 18 de março de 2014

Guia de marketing no Instagram: dicas e ferramentas para engajar no Instagram

shutterstock_146399945DImagem: shutterstock

Não deve ser novidade para você o fato de empresas ao redor mundo usarem o Instagram como ferramenta de marketing, espalhando o alcance da marca e gerando interação com clientes. Mas talvez você não saiba que ele lançou um guia para orientar os profissionais de marketing sobre as melhores práticas dentro da plataforma.

Em fevereiro deste ano, eles lançaram The Instagram Handbook for Brands (“O manual do Instagram para Marcas”, tradução livre).

A intenção do Instagram ao liberar este guia é ajudar empresas a alcançar seus objetivos de uma maneira cativante.

Neste guia o Insagram selecionou 11 empresas que publicam conteúdo altamente envolvente. Marcas como @patagonia, @disneyland ou @chobani, foram escolhidas, pois colocam suas próprias identidades e valores em imagens cativantes, atrativas e que comunicam com seus públicos.

Como o manual impresso não está disponível para todos, o Instagram também publica em seu blog Instagram for Business dicas sobre como gerar maior engajamento.

Nesse artigo eu vou abordar as dicas fornecidas pelo próprio Instagram e também incluir algumas minhas sobre as práticas de marketing recomendadas na plataforma.

1. Seja verdadeiro com sua marca: certifique-se de que as imagens no perfil da sua empresa retratem claramente a personalidade da marca. Tente ser natural, nada muito encenado ou sério. Procure usar o Instagram para refletir as características particulares da empresa.

Veja o exemplo do fabricante de óculos @warbyparker

13-03_imagem2

Veja exemplo da @adorofarm

13-03_imagem3

 2. Compartilhe experiências: ofereça uma nova visão do mundo ou um novo estilo de vida, retratados a partir do olhar de quem usa seus produtos e serviços.

Nesse exemplo, clientes da @gopro compartilham imagens e vídeos gravados com as câmeras GoPro.

13-03_imagem4

Veja também o exemplo da @chillibeansoficial

13-03_imagem5

3. Veja beleza em todos os lugares: mostre como sua empresa encara o mundo e transpareça valores às pessoas. A @generaleletric expressa a beleza de sua indústria, da tecnologia emprenhada para transportar pessoas, capturando a simetria e a grandeza destas máquinas.

13-03_imagem6

4. Inspire ação: comece um movimento em torno de sua marca, seja inspirando as pessoas a fotografarem seus momentos correndo (campanha #runfree da @nikerunning) ou saboreando um delicioso iogurte como a @chobani fez em sua hashtag  #creationaday.

13-03_imagem7(1)

5. Conheça seu público: saiba o que as pessoas pensam sobre a sua marca, descubra como você pode explorar o imaginário de novos clientes. A @missionbicycle extrai a simplicidade que seus consumidores adoram em suas bicicletas e usa o imaginário no Instagram, transformando estes objetos comuns em obras de arte.

13-03image8

Minhas dicas para você:

Agora você já sabe o que fazer para manter seus seguidores engajados. Mas também é muito fácil cometer erros que poderão espantar seus seguidores. Veja abaixo algumas dicas de como evitar estes deslizes.

1. Publique fotos de qualidade: os usuários do Instagram se comunicam através de fotos. Por isso evite inserir muito texto e notícias, que só irão poluir seu feed, mas irão gerar baixíssimo engajamento.

13-03image9

2. Tenha cautela: nada pior do que seguir alguém que publica 30 fotos em menos de 5 minutos. Mesmo que a sua empresa tenha muito a mostrar entre produtos e serviços, não publique tudo de uma vez. Vá aos poucos. Se precisar publicar, por exemplo, 4 fotos de uma vez, utilize aplicativos como Diptic ou Fuzel. Você poderá fazer montagens mostrando as etapas que envolvem a utilização de seus produtos, despertando mais interesse.

3- Não faça muita propaganda: as pessoas gostam de propaganda ou anúncios, elas apreciarão muito mais imagens atraentes que mostrem o interior da sua marca. Use este recurso para mostrar aos seus seguidores os bastidores da sua empresa. Publique imagens de seus funcionários em momentos de descontração ou eventos realizados pela sua marca.

13-03image10

4- Não caia na mesmice: busque sempre novas maneiras de interagir com seu público e melhor faça com que ele interaja com você. Envolva seus seguidores em campanhas que incentivem as pessoas a enviarem fotos usando seus produtos no dia-a-dia. Crie #hashtags para estas campanhas. Você já experimentou usar aplicativos de terceiros para criar concursos? Algumas empresas oferecem aplicativos que permitem criar concursos de fotos integrados ao Instagram – uma outra forma de engajamento.

5- Não deixe seus seguidores sem resposta: interação é a palavra-chave no Instagram. Se você pensa em criar uma campanha de marketing bem sucedida no Instagram, não pode esquecer que essa plataforma mexe com o imaginário e as emoções dos usuários. Ela é uma das ferramentas que irá gerar maior aproximação entre você e seus clientes. Por isso, se alguém deixar um comentário em uma de suas fotos, responda.

E você já conhecia estas dicas? Quais são suas preferidas? Possui outras além destas? Compartilhe conosco comentando abaixo.

Deixe um comentário

Publicidade