Por Diogo Mattos em 2 de maio de 2014

Itaú lança serie sobre futebol com altas doses de criatividade

o colecionador itau

Há algum tempo atrás, no meu início aqui no Plugcitários, publiquei umas duas ou três matérias sobre ações inteligentes do Itaú. Acho que isso serviu para mostrar o quanto sou fã do trabalho que a África faz para o banco. E ontem, me surpreendendo mais uma vez, em uma daquelas campanhas de oportunidade, o Itaú lançou nacionalmente a serie “Brasileiros de Coração” , que contara com dez episódios com mote copa do mundo.

Neste primeiro episódio (assista abaixo) conhecemos a história do escritor José Renato Santiago, de São Paulo, que coleciona todos os jornais e revistas sobre futebol, desde os anos 1920, sendo reconhecido no livro dos recordes. No filme ele mostra a sua coleção e relembra as memórias de infância voltando ao estádio onde sua paixão por futebol começou.

A ideia da campanha é reforçar a estratégia “Batucada de Coração” , que capta a vibração dos torcedores por meio de bolas laranjas com sensores nas laterais. No fim das contas, essa energia será comprimida em uma única bola para levar o coração dos brasileiros para a seleção.

Emoção a flor da pele

Sem querer usar trocadilhos, mas a campanha toda é uma tremenda bola dentro da África, que consistentemente mostra que o Itaú vai além de um simples banco, ele está presente na vida das pessoas. Desta forma, no dia a dia do brasileiro, tem muita emoção e sentimento, pois essa é a nossa cultura e isso nos faz diferente. E já que estamos em tempos de futebol e copa do mundo, onde o Brasil vai receber muitos estrangeiros e vender sua imagem oceano a fora, a campanha veio a calhar. Se é pra vender o Brasil com a copa, mostremos toda a nossa emoção então.

E falando especificamente desta série, vemos muita emoção, o que se explica perfeitamente na adequação ao briefing, mas também vemos uma identificação bem particular com o futebol, por um angulo diferente e intrigante. Ela já começou com gostinho de quero mais, com a curiosidade do que vem por ai e demonstra para nós, publicitários, mais um excelente exemplo de storytelling muito bem construído e pensado. Só nos resta agora, embaraçar nessa aventura.

Veja o vídeo:


Deixe um comentário

Publicidade