Por Marina Rodrigues em 9 de julho de 2014

Marketing digital, marketing de conteúdo e social media marketing: o que é, quem faz e a que se dedicam.

marketing-digital1

Os termos acima fazem parte do dia-a-dia de todos os comunicadores e consumidores conectados; seus significados, porém, acabam se perdendo na agilidade do cenário virtual.

Que a internet, a conectividade e as redes sociais mudaram completamente como nos comunicamos e relacionamos, todo mundo sabe. Também é notório que essas transformações criaram a necessidade de novos profissionais e serviços de comunicação. Com isso, o mundo virtual também trouxe algumas dúvidas quanto à atuação dos profissionais e aos termos utilizados para designar essas novas funções e serviços. Social media marketingmarketing digital e marketing de conteúdo são termos que fazem parte do dia-a-dia de todos os comunicadores conectados; seus significados, porém, geram duvidas e até controvérsias entre seus usuários. Na cabeça dos clientes, desabituados aos termos do marketing, essas duvidas ficam ainda maiores. Entender o que cada termo significa é o primeiro passo para esclarecer quais profissionais podem ser importantes na hora de comunicar determinada marca, produto ou serviço na internet.

Marketing digital, também conhecido como Web Marketing, é o velho marketing trabalhado com ferramentas digitais. É o conjunto de ações de comunicação por meio da internet e redes sociais usadas de forma planejada e otimizada, bem como de técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e o uso de links patrocinados em canais previamente estudados (como Facebook ou Google Adwords). Tem o objetivo de divulgar, comercializar, conquistar novos clientes e ampliar a rede de relacionamento de uma marca, produto ou serviço. O marketing digital utiliza-se de instrumentos como as mídias sociais e o marketing de conteúdo para atingir seus objetivos mercadológicos.

Marketing de conteúdo é uma ferramenta do marketing digital que consiste em criar e compartilhar conteúdos, como textos, notícias, vídeos ou imagens, para adquirir e/ou educar clientes com a idéia principal de criar relacionamento. É uma das principais técnicas do Social Media Marketing para engajar e ativar formadores de opinião e seguidores, oferecendo informações interessantes de forma consistente.

Social Media Marketing é o conjunto de ações e técnicas de marketing digital para promover posicionamento de marcas, produtos ou serviços nas redes sociais, sendo hoje em dia considerado um dos componentes principais da estratégia de marketing de uma empresa. O marketing em mídias sociais privilegia o envolvimento e a relevância dos conteúdos, gerando envolvimento e interação nas redes sociais, onde a comunicação é bilateral o que amplia o alcance da opinião dos consumidores finais.

O marketing digital é parte da estratégia de marketing global de uma empresa, reunindo ferramentas como o (e do) marketing em mídias sociais e o marketing de conteúdo. Assim, o marketing digital deve ser planejado por um profissional de comunicação especializado em marketing, que poderá avaliar as táticas que trarão melhores resultados e soluções para determinada marca, produto ou serviço.

Com o crescimento e ampliação do uso do marketing digital, surgiu no mercado a necessidade de profissionais específicos para gerar e gerenciar conteúdo, engajamento e relacionamento nas redes sociais. O mundo empresarial percebeu que para divulgar sua marca nesses ambientes era necessário um profissional que compreendesse não somente as complexidades da comunicação, mas também do marketing digital e seus métodos direcionados. Dessa forma, surgiram os analistas de mídias sociais ou apenas social media, que são responsáveis por reproduzir nas redes sociais as diretrizes das estratégias de marketing digital, de forma otimizada e interessante com o intuito de criar relacionamento com o publico alvo.

Para uma marca, produto ou serviço desfrutar dos melhores resultados que o marketing digital, o marketing de conteúdo e o social media marketing podem oferecer, é preciso ter clareza da importância e aplicabilidade da comunicação e de seu planejamento global, para que suas estratégias na internet sejam direcionadas de forma correta e tragam os resultados e soluções esperados. O marketing digital não deve ser a única forma de comunicação e relacionamento com os clientes ou possíveis clientes, visto que são partes de um composto maior de um plano de marketing bem desenvolvido.

Deixe um comentário

Publicidade
Error, no Ad ID set! Check your syntax!