Por Diogo Mattos em 5 de agosto de 2014

Heineken lança aplicativo inteligente para vender cerveja

starcab

Já mencionei aqui algumas vezes o quanto gosto de ações promocionais, pois elas apresentam um critério pontual e quase como um marketing de guerrilha, tem o poder de entrar na cabeça das pessoas e por vezes perpetuar para sempre. É claro que existem exceções, como toda regra, mas é imprescindível perceber o qual eficiente tal ação pode ser para uma marca, independente de qual setor ela esteja e qual fatia de mercado ela ocupe.

Pois bem, ontem (4/08), entrou no ar uma ação bem interessante da agência  RPM de Londres para a marca de cervejas Heineken. A ação, que faz parte da campanha “Open your city”, se baseia num aplicativo para smartphone chamado “Star Cab”. O app propõe que consumidores sejam transportados pela cidade de Londres dentro de taxis patrocinados da marca.

A ideia é que as pessoas baixem o aplicativo e usem-no para comprar uma Heineken em um dos 30 bares participantes da ação. Desta forma, a pessoa que tomou a cerveja pode solicitar o Star Cab e imediatamente divulgar o pedido nas redes sociais.

Dentro desse clima, existe ainda o tom de sorteio na ação,  pois apenas aqueles solicitantes que receberem um SMS serão agraciados com um Star Cab. Os sortudos ainda serão levados a um outro bar onde receberão artigos que os ajudarão a rumar para outra jornada e “abrir a sua cidade”, uma alusão ao nome da campanha em inglês.

De acordo com o objetivo principal da iniciativa,  a ideia é unir os valores da campanha global “Open your city” com uma experiência única em Londres.

Uma bela sacada

Eu particularmente gostei muito da iniciativa, que apesar dos seus pontos fracos, permite um alta interação do usuário/consumidor com a marca. E além disso, através desse sistema meio que de gincana, o consumidor fica sempre instigado a usar o aplicativo e beber mais Heineken pelos bares de Londres. Nesse sentido, como o objetivo ressalta, a cidade acaba virando uma peça chave e fundamental de identificação também, pois faz parte do cotidiano daquelas pessoas e eh conhecida por seus pubs e cervejas famosas.

Por outro lado, vejo uma certa complexidade no desenvolvimento do aplicativo e na absorção da proposta por parte do usuário final. Por mais que comunicações e propagandas complementares sejam feitas, mas acho que ainda fica um fio solto nessa história.

Deixe um comentário

Publicidade
Error, no Ad ID set! Check your syntax!