Por Gilberto Júnior em 7 de agosto de 2014

Silvio Santos: ‘é ou não é’ o comunicador mais famoso do Brasil?

Silvio_Santos02

Na minha lista de maiores comunicadores brasileiros, Silvio Santos está em primeiro lugar e não precisa nem pensar duas vezes. Humor, carisma, um tato para negócios, inovador, simples e que fala a língua do público. Tudo em uma pessoa só.

É fato que o Brasil já teve e tem grandes comunicadores, principalmente em atividade ainda na televisão. E também na internet alguns têm um poder enorme de falar com o público, e um enorme público. Mas tenho certeza de que nenhum consegue emplacar tantos bordões, produtos e até mesmo fidelizar tanto como Silvio Santos. Depois de 30 anos diretos ‘ao vivo’ e à frente da emissora SBT ainda continua um ícone nacional para a comunicação e para os comunicadores.

Às vezes me perguntou se o Señor (Senhor) Abravanel já utilizava algumas técnicas que são consideradas modernas hoje, ou se foi ele mesmo que criou esse conceito que vemos hoje na televisão. Há 30 anos ele já tinha todo o seu auditório – colegas de trabalho, como costumava chamar – quase dentro, ou literalmente dentro do palco. Esse público é que na verdade faz todo o programa e tudo gira em torno dessa interação. Ações de interação hoje são feitas em todos os programas de auditórios. Uns fazem bem, outros nem tanto ou nada. Mas com certeza o ‘Programa Silvio Santos’ é o único que faz genuinamente bem toda essa proximidade com o público e torna isso um grande show de tanto sucesso.

Gosto de pensar sempre na ‘figura’ Silvio Santos como um comunicador que evoluiu e mostrou muito à comunicação brasileira conceitos muito fortes de conversa com o público. Cada bordão, cada brincadeira e até mesmo a risada foi quase um ‘case de sucesso’ e independentemente da idade todos conhecem pelo menos algumas delas. Devemos reconhecer que essa forma simples de se relacionar com o público é uma aula de relacionamento.

Como profissional da comunicação, fico feliz de ter em nosso ramo grandes nomes que evoluíram e cresceram muito essa nossa arte. E assim como Silvio Santos, tantos outros também são grandes ícones e símbolos dessa evolução.

Ah, e sabe por que coloco Silvio Santos como o primeiro da minha lista? Ele nos mostra que ser comunicador, nada mais é do que estar próximo do seu público. Próximo mesmo. Colado, abraçado, beijando e conversando olho-no-olho. Em minha opinião, esse é o segredo de um técnico em contabilidade que se tornou o maior comunicador do Brasil.

Deixe um comentário

Publicidade