Por Renê Cruz em 5 de setembro de 2014

O vilão como protagonista no cinema

Foi-se o tempo em que os vilões eram odiados e os mocinhos adorados nas telonas. Hoje o público tem se dividido na simpatia entre o “bem” que não é tão bom e o “mal” que não é tão ruim. O mocinho é quase sempre o cara boa pinta, bonzinho e legal com todo mundo, coisa que todo ator já tenta transparecer na vida real, mas o vilão, este sim requer uma interpretação fantástica, um figurino perfeito e os holofotes vão todos para cima dele. Vamos aos exemplos:

Na histórica saga Star Wars, por exemplo, quem é o personagem mais lembrado? Luke, Princesa Leia, Obi-Wan? O mais marcante foi sem dúvidas Darth Vader, o grande aliado do Imperador e principal símbolo do mal que assolou o universo. Em segundo lugar é provável que ainda venha Han Solo, uma espécie de anti-herói com muitas características que o colocam na fronteira entre o bem e o mal.

Na longa trajetória do Batman, pouco se fala dos atores que interpretaram o homem-morcego, mas quem não se lembra de Jim Carrey como Charada, o Pinguim Danny DeVito, Tommy Lee Jones interpretando Duas Caras ou, ainda mais brilhantemente, a sucessão Jack Nicholson e mais recentemente Heath Ledjer ambos fantásticos como Coringa?

Para popularizarem novamente os heróis, estes estão sendo reformulados e ganhando os traços de vilões em seus personagens. Vejam o exemplo do Iron Man, brilhantemente interpretado por Robert Downey Jr. Ao mesmo tempo herói e vilão dentro de uma poderosa armadura, receita certa de sucesso.

Tyler Durden, vivido por Brad Pitt em Clube da Luta era mais simpático do que o personagem “sem graça” de Edward Norton. Tyler, Capitão Jack Sparrow e Don Corleone são bons exemplos de mocinhos vilões e vilões mocinhos.

As pessoas querem heróis que as representem de verdade, em seus sonhos, desejos e revoltas, que se vinguem por elas, que lutem como verdadeiros heróis, que tenham suas virtudes, mas também defeitos, para que sejam mais “humanos”.

Imagem 00 destacada Imagem 04 IRON MAN 3 BATMAN RETURNS Imagem 01

Deixe um comentário

Publicidade