Por Lucas Capretz em 19 de setembro de 2014

Mulheres dispensam as perucas e posam nuas para calendário

Essa é daquelas campanhas que fazem a gente olhar para dentro e pensar no que estamos fazendo e o que estamos pensando da vida.

A fim de desafiar o retrato da mulher ideal e o padrão de beleza feminino imposto pela sociedade, a organização britânica sem fins lucrativos Pretty Bald inovou e lançou, na edição de 2015 para o seu calendário, um ensaio fotográfico sensual de doze modelos com alopecia.

A sessão de fotos contraria a percepção de beleza ao trazer mulheres que não possuem sequer um fio de cabelo na cabeça, seja por terem passado por tratamento contra o câncer, alopecia, ou outras doenças.
Para quem não sabe, Alopecia é uma doença considerada autoimune, caracterizada pela repentina perda dos cabelos. Pode levar à perda total de cabelo.

O objetivo da ação é sensibilizar a sociedade sobre a doença, realçar a beleza de quem é portador, além de arrecadar fundos para a organização.

Victoria Short, 25 anos, uma das organizadoras do movimento, convive com a doença há três anos. Ela disse que a aceitação e o apoio de amigos e familiares são fundamentais: “Estou confortável em minha própria pele e sou aberta em relação à alopecia, principalmente porque tenho pessoas fantásticas que me dão apoio”, contou ao jornal Daily Mail.

A iniciativa do projeto nasceu em um momento de loucura. Em um dia de tristeza para Victoria, surgiu a ideia de aumentar a conscientização sobre o problema e mostrar que mesmo sem cabelos as mulheres permanecem belas.

Através da coragem e superação dessas mulheres, percebemos o quanto os padrões de beleza contemporâneos são extremamente cruéis, não só para as mulheres, mas para todos. Nos vemos com uma gritante distorção da realidade. Ficamos amargurados por coisas que apenas nós estamos vendo. Na maioria dos casos, essa baixa autoestima, não é só um problema que se resolve em dias que estamos nos sentindo melhor. Mesmo sem perceber, esse conflito interior reflete em diversos aspectos da vida. Você provavelmente já deve ter dito aquela velha frase clichê: “Eu não achava ela bonita, mas depois que conheci, passei a achar”. O que te fez mudar de ideia? Muito provavelmente o que te fez repensar foi conhecer a pessoa e, pode parecer bobeira, mas além dos produtos de beleza, roupas e acessórios da moda, há várias coisas que fazem de você uma pessoa mais bonita. Você pode até não perceber, mas os outros veem e te admiram por isso.

As fotos de divulgação ficaram a cargo da Grosby Group, confira:

mulheres cancer 01 mulheres cancer 02 mulheres cancer 03 mulheres cancer 04 O calendário pode ser adquirido pelo site da Pretty Bald por cerca de 40 reais.

Via: http://prettybald.co.uk/

Deixe um comentário

Publicidade