Por Marina Rodrigues em 29 de setembro de 2014

Pinterest: Porque sua empresa não pode ficar de fora!

pinterest-pinboard-600

Você decidiu que sua empresa deve ter presença nas redes sociais. Montou uma fanpage no Facebook, um perfil no Twitter e até um Instagram! Chega? Nada disso. O Pinterest tem sido uma das redes sociais que mais crescem, e traz resultados muito interessantes para seus anunciantes.

Ele é uma rede de compartilhamento de fotos, mas que não deve ser comparada ao Instagram já que possui diversas funcionalidades além do simples compartilhamento. O usuário pode compartilhar e descobrir novas postagens, chamadas Pins, além de fazer upload de arquivos de seu computador ou de outros locais da web, recurso facilitado pelo Pin it Button, que pode ser adicionado a qualquer site e que permite o compartilhamento rápido das imagens diretamente no mural do usuário. Além disso, ainda é possível segmentar os interesses em diferentes murais, gerenciando imagens e vídeos inspiradores e permitindo uma interação mais ampla.

Com a maioria de usuárias mulheres, o Pinterest é especialmente interessante para as empresas que querem atingir este público. Não somente para aquelas que vendem produtos direcionados às mulheres, mas principalmente para aquelas que querem aumentar o número de consumidores do sexo feminino.  Se pensarmos que as mulheres, quando não são propriamente consumidoras, são grandes influenciadoras nas compras de maridos, filhos e parentes, percebemos que o estreitamento de comunicação com esse público pode ser enriquecedor para a marca. E nisso o Pinterest pode ajudar muito!

A base de qualquer estratégia no Pinterest deve ser o fortalecimento da marca. O objetivo nesse espaço é o relacionamento, e não a venda propriamente dita. O melhor é promover o consumo da marca independente da compra dos itens. Apesar da rede social ter lançado uma plataforma de anúncios que facilita a vida de quem está por lá e ajuda a colher resultados mais palpáveis, o principal foco do usuário ainda é buscar por imagens inspiradoras, o que desafia as marcas a serem cada vez mais criativas e inusitadas, sem serem intrusivas ou chatas.

O Pinterest ainda atua no direcionamento de tráfego para o site de sua empresa – já que os usuários podem clicar nas imagens do perfil da empresa e serem direcionados para um link de destino -, networking, por intermédio da pesquisa na rede social é possível encontrar usuários que se enquadram nos gostos e perfil da empresa, segmentando a comunicação direta; e na promoção de produtos para e-commerces, direcionando imagens para o link de venda do produto.

Promover a empresa é sempre benéfico, principalmente nas mídias sociais. Escolher as imagens mais criativas também ajuda na divulgação e podem aumentar o número de seguidores da empresa. Só não se esqueça de se comprometer com os usuários, seguindo-os de volta e seguindo aqueles que você gostaria que seguissem sua empresa.

Deixe um comentário

Publicidade