Por Guilherme Pereira em 24 de outubro de 2014

Instituto AKATU lança campanha pelo consumo consciente da água

post1_BEBEDOURO Imagem6 Imagem3 akatu akatu1

Se a água acabasse neste momento, como seria a vida de cada um de nós? Pensando na finitude de um dos recursos naturais mais vitais à existência humana, o Instituto Akatu lançou no último dia 15 a campanha #águapedeágua, Dia do Consumo Consciente. Assinada pela agência Taterka, a estratégia inclui, dentre muitas ações, a montagem de curiosas instalações em vários pontos da cidade de São Paulo, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do consumo consciente da água.

Com o slogan “Sem água somos todos miseráveis, cada instalação mostra como personagem um produto que só existe para trazer água às pessoas. Uma mangueira “pede”: “Estou sem trabalho. Por favor, ajude”. Um bebedouro “clama” por um copo de água e há, ainda, um filtro de água que “diz”: “Estou na pior”. Com as instalações, a campanha pretende provocar as pessoas a procurarem e sugerirem soluções para o uso consciente da água no site aguapedeagua.org.br.

“Como um bebedouro, um filtro de água ou uma mangueira poderiam ser utilizados caso faltasse água? Todos eles necessitam dela para ‘sobreviver’, assim como nós. Nosso objetivo é mobilizar as pessoas e lembrá-las de que a água é uma riqueza que precisa ser preservada por todos nós”, diz Eduardo Simon, Sócio e VP de Operações da Taterka. As intervenções estarão expostas nas Praças da Sé, Patriarca e República, Campus da FAAP, no Conjunto Nacional (Avenida Paulista), entre outros espaços.

“As pessoas talvez não tenham se dado conta do que significa viver sem água. A situação crítica de abastecimento de água em São Paulo nos mostra que a falta da água é uma possibilidade muito próxima – nessa cidade e no Brasil. E o que é possível fazer? A campanha #águapedeágua tem o objetivo de ajudar as pessoas a descobrirem e colocarem em prática comportamentos que podem contribuir para mudar esse cenário”, afirma Helio Mattar, diretor-presidente, do Instituto Akatu.

A campanha também engloba mídia online e offline, como TV, rádio, revista, mobiliário urbano, redes sociais e portais. A divulgação utiliza em todos os seus materiais a hashtag #águapedeágua e o site aguapedeagua.org.br, que reúne conteúdos de mobilização (dicas práticas, vídeos e interface colaborativa) sobre o consumo consciente de água. A produção fotográfica da campanha é assinada pelo fotógrafo Mauricio Nahas.

A campanha já rendeu mídia espontânea através de matéria exibida no SPTV 1ª edição do dia 16.


Deixe um comentário

Publicidade