Por Diogo Mattos em 11 de novembro de 2014

Aeroporto de Heathrow Provoca Experiência Sensorial

Heathrow cheiro

Quem acompanha semanalmente minhas postagens nesse blog sabe que eu nunca escondi o quanto sou fã incondicional de ações de marketing, sejam elas com intuito de ativação ou promocional, mas o fato é que adoro quando elas acontecem e fico de olho para ver a próxima novidade. E essa última semana me brindou com mais uma bela ação que chamou a atenção de muita gente.

A Ação

Trata-se de um globo terrestre instalado no saguão do terminal 2 do aeroporto de Heathrow, em Londres, considerado um dos maiores do mundo com uma circulação de 72 milhões de pessoas ao ano. Porém este não é um simples globo terrestre; ele traz um cheiro específico para cada país do mundo. Uma experiência sensorial muito interessante e que deixa para cada viajante um “preview” de cada local ou pelo menos do aroma que ele tem.

E para quem ficou curioso como seria o cheiro do Brasil, eu explico. Temos o aroma da fauna, com sua paletas de café, tabaco e jasmim. Trocando em miúdos, um pouquinho do que temos de melhor em nossa terra para viajante nenhum botar defeito.

Uma sacada de mestre

Analisando de forma geral, as ações não parecem ser apenas um gosto pessoal meu, mas de todas a agências da atualidade. Por quê? Primeiramente e principalmente porque de fato chamam bastante atenção para a marca ou produto a ser “vendido” e segundo que mexe bastante com nossos cinco sentidos, o que certamente rende bons frutos. Você poder ver, tocar, ouvir, sentir o cheiro (como no caso dessa iniciativa) e talvez até saborear alguma coisa lhe aguça o prazer e a necessidade de obter o produto ou conhecer/venerar uma marca ou produto. Técnicas publicitárias que há décadas se firmaram e se convencionaram e que só variam em suas formas de aplicabilidade.

Neste caso específico, acredito que a experiência sensorial e aromática, se é que posso falar assim, conta muito a favor. E a ideia é certamente genial e perspicaz, pois apenas o sentir o cheiro traz expectativas e angústias muito boas. Todos nós como seres humanos fomos educados e crescemos sentindo cheiros e pro isso o temos como um dos nossos sentidos básicos e é esse elemento que faz a ação ficar forte. Fora isso, o fato de colocar essa experiência num ambiente onde as pessoas estão suscetíveis a viagens e descobertas, coroa magistralmente toda a atividade realizada. Portanto, parabéns aos criativos envolvidos e ficamos no aguardo da próxima surpresa que essa mídia nos revela.

Deixe um comentário

Publicidade
Error, no Ad ID set! Check your syntax!