Por Pablo Tarcísio em 16 de dezembro de 2014

Rock in Rio um paraíso para os publicitários em todos os sentidos

Rock_in_Rio_-_Madrid_2012Foto: Carlos Delgado

Grandes festivais são uma ótima oportunidade para as marcas oferecerem aos seus clientes, além de produtos, boas experiências. E nada melhor que um dos maiores festivais de música do mundo para inserir sua marca num ambiente de entretenimento e imersão.

O Rock in Rio é um paraíso para os publicitários, tanto para aqueles que buscam business ou quanto para aqueles que buscam diversão.

Muito mais do que um festival de música:

Para quem tem interesse em curtir o festival, as opções vão muito além da música. O RiR conta com várias atrações como tenda eletrônica, roda gigante, brinquedos diversos e as preferidas do público: a tirolesa e a Rock Street.

A tirolesa possibilita um voo emocionante por cima da Cidade do Rock e já instigou até mesmo alguns artistas, como Janelle Monae e Jared Letto. A performance do vocalista da banda 30 seconds to mars – que fez o voo enquanto cantava – foi destaque na revista Rolling Stone como um dos mais icônicos momentos da música em 2013.

A Rock Street é uma rua temática, que varia de tema em cada edição do evento e traz lojas, restaurantes e apresentações de bandas menores, além de ser um dos cartões postais da Cidade do Rock. Diversos pedidos e até mesmo celebrações de casamentos já aconteceram no local.

No próximo ano teremos duas edições do festival, uma delas nos Estados Unidos em maio: Rock in Rio Las Vegas 2015. E a outra na cidade do Rio de Janeiro, entre 18 e 27 de setembro. Confira as atrações do Rock in Rio 2015 no Brasil.

Rock in Rio e branding

O RiR também possui um leque muito amplo de possibilidades para quem quer investir em publicidade. No momento atual, em que muito se fala em branding, experiência de marca e engajamento do consumidor, um evento como este é uma chance sem igual para lançar, divulgar ou consolidar uma marca, produto ou serviço.

Felipe Gomes, o Sponsorship Brand Manager da Heineken, empresa que ofertou mais de mil bilhetes para o Rock in Rio (Lisboa) e inseriu algumas atrações suas na Cidade do Rock, ressaltou a importância da ação para o branding: “Queremos criar sempre ao longo do tempo experiências únicas e diferenciadoras que aumentem a relação de proximidade da marca com o público”.

RiR-Lx2014_Heineken

Outro exemplo de empresa que viu no Rock in Rio a chance para ter um contato mais próximo com o consumidor, foi a Mc Donald’s. A rede de Fast Food mais famosa do mundo usou o evento para lançar um novo produto, os iced fruit smoothies.

McRiR

De acordo com um porta voz da marca, “Impactamos um grande número de consumidores para o novo produto. (…) Sendo um evento por onde passam milhares de pessoas, é um palco privilegiado de contato com as marcas. O nosso objetivo era criar notoriedade e experimentação e estes foram alcançados”.
Hoje em dia, para se destacar em um mercado tão competitivo e atingir seu público-alvo eficazmente, a adoção de práticas que proporcionem experiências para os clientes é um passo importante para aprofundar seu relacionamento com a empresa.

A Doutora em Sociologia e Mestre em Comunicação, Karla Patriota, destaca muito bem essa questão na seguinte passagem de um dos seus artigos:

“Uma vez que a Comunicação Integrada de Marketing quer criar pontes relacionais entre as marcas e as pessoas, numa relação plena de significado, a propaganda convencional tem se mostrado pouco eficiente, sozinha, para atingir tais objetivos numa sociedade de hiperexposição às mídias e fragmentação da atenção. Por conta de tudo isso, a nosso ver, a publicidade e o entretenimento devem andar de mãos dadas e não serem pensados de formas separadas.”

Deixe um comentário

Publicidade