Por Fernanda Soares em 23 de dezembro de 2014

Importância das necessidades, desejos e demandas no processo de ação estratégica ligada ao marketing

shutterstock_137332148
Imagem: shutterstock.com

Todo o processo de marketing baseia-se em estratégias que criem satisfação para o consumidor, esse que, por sua vez, já traz consigo necessidades sociais (fazer parte de um grupo), fisiológicas, auto-realização entre outros, necessidades “primárias” que fazem parte “nascem” do próprio indivíduo, como por exemplo, se uma pessoa sente fome ela pode pescar, caçar, colher frutas de árvores, ou até mesmo realizar uma troca de dinheiro por comida, ela permite opções para realizar e satisfazer a necessidade em questão.

O desejo é quando se quer algo, quando se deseja um produto, um serviço, algo que nos atrai o consumi-lo, não necessariamente sendo fruto de uma necessidade. Já a demanda é quando esses desejos podem ser comprados. O marketing utiliza-se desses métodos para mostrar ao público o que eles querem ver, e que nem sempre precisam, porém, são estimulados mesmo assim ao consumo convidativo das técnicas e ferramentas de marketing, que acabam permitindo/possibilitando uma troca de produtos e valores uns com os outros, dando aos indivíduos o que eles desejam ou necessitam.

Kotler e Armstrong em uma das suas definições sobre o marketing dizem o seguinte:

“O conceito de marketing sustenta que para atingir as metas organizacionais é preciso determinar as necessidades e desejos dos mercados-alvos e proporcionar a satisfação desejada de forma mais eficiente que seus concorrentes”

Sendo assim, toda troca, transação, negociação é realizada em defesa e benefício de ambas as partes. Se o consumidor está satisfeito, a empresa cumpriu com o seu objetivo. Por isso é importante conhecer e analisar todo o público que visa atingir para dessa forma utilizar e saber usar as ferramentas adequadas para obter os bons resultados.

Deixe um comentário

Publicidade
Error, no Ad ID set! Check your syntax!