Por Juliana Monteiro em 26 de fevereiro de 2015

Filmes e pessoas que ganharam mais Oscars na história do cinema

The 85th Academy Awards® will air live on Oscar® Sunday, February 24, 2013.
Todos querem, muitos são indicados, poucos levam e menos ainda são aqueles que conseguem ganhar vários. O Oscar é, sem dúvidas, a premiação mais desejada do cinema mundial. Sabe-se que as escolhas da Academia para indicados e vencedores das categorias do prêmio dividem opiniões – há quem concorde, há quem discorde e há quem simplesmente não ligue – no entanto, o prestígio de receber as emblemáticas estatuetas de ouro permanece como chancela absoluta de consagração.

No Oscar 2015, os filmes mais premiados foram “O grande hotel Budapeste” e “Birdman (ou A inesperada virtude da ignorância)”. Ambos receberam 9 indicações e venceram 4, incluindo melhor filme para o “Birdman”. Ao longo dos anos, algumas produções destacaram-se e arrebataram uma quantidade surpreendente de estatuetas, tornando-se as mais premiadas dentre todas. Abaixo, confira os filmes e pessoas que ganharam mais Oscars em toda a história do cinema:

Filmes que ganharam mais Oscars

Três filmes foram vencedores de 11 Oscars, maior número de troféus faturados por um filme em uma edição:

Ben-Hur (1959)

ben-hur

Das 12 indicações, venceu: Melhor filme, diretor, ator, ator coadjuvante, direção de arte a cores, som, trilha sonora, fotografia, efeitos especiais, figurino a cores e montagem.

Titanic (1997)

titanic2

Das 14 indicações, venceu: Melhor filme, diretor, canção original (“My Heart Will Go On”), direção de arte, fotografia, som, figurino, efeitos especiais, montagem, trilha sonora e efeitos sonoros.

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)

o senhor dos aneis

A trilogia de “O Senhor dos Anéis” foi indicada a um total de, pelo menos, 30 categorias, em seus anos de lançamento, conquistando 17 e, deste total, 11 de uma só vez na edição de 2004: Melhor filme, direção, roteiro adaptado, efeitos visuais, direção de arte, efeitos sonoros, montagem, figurino, som, trilha sonora e canção original.

Maior vencedor: Walt Disney

Mr Walt Disney sits at his drawing board in his studio, drawing a sketch of Mickey Mouse

Além de ser o maior vencedor da história dos Prêmios da Academia, foi também o que recebeu maior número de indicações – das 59 vezes em que foi indicado, ganhou 22 Oscars, no total.

Maior vencedora: Edith Head

edith_head

Ganhou 8 Oscars, todos por melhor figurino. Edith foi a inspiração para a estilista Edna Moda, personagem da animação “Os Incríveis”.

Atores que ganharam mais Oscars

atores

Walter Brennan, Daniel Day-Lewis e Jack Nicholson ganharam 3 estatuetas.

Atriz que ganhou mais Oscars

Katharine Hepburn

Katharine Hepburn venceu 4 das 12 indicações que recebeu.

Diretor que ganhou mais Oscars

john ford

John Ford, com 4 estatuetas, no total.

Pessoa mais jovem a ganhar o Oscar

Tatum O’Neal

Tatum O’Neal, que tinha apenas 10 anos quando venceu a categoria de Melhor Atriz Coadjuvante, pelo filme Lua de Papel (1973).

Pessoa mais velha a ganhar o Oscar

Christopher Plummer

Christopher Plummer, que aos 82 anos de idade conquistou o prêmio na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, pelo filme “Toda Forma de Amor” (2010).

Fontes: 1, 2 e 3

Deixe um comentário

Publicidade