Por Luciana Moreira em 9 de março de 2015

Havaianas: A ascensão de um símbolo brasileiro

shutterstock_252878293Imagem: shutterstock.com

Como a marca de sandálias criada inicialmente para as classes menos favorecidas se tornou artigo de luxo e produto de exportação?

Com certeza em algum momento do dia, não importa o seu sexo ou idade, você vai colocar um par de Havaianas nos pés. Inspiradas nas Zori, sandálias japonesas feitas de palha, as Havaianas são sandálias de borracha criadas pela São Paulo Alpargatas em 1962.  O primeiro modelo é o mais tradicional: branco com tiras, laterais e base azuis. Não possuíam um atrativo visual, porém, eram demasiado baratas, assim ficaram conhecidas como “chinelo de pobre”.

Querendo mudar essa realidade, em 1991 a Havaianas investiu em uma estratégia de reposicionamento, queria mudar seu publico alvo para uma classe mais alta. Foi criado então modelo Havaianas Sky, com calcanhar mais elevado para transmitir a ideia de ascensão e elegância que foi divulgado através de grandes campanhas com artistas famosos.

Em 1997 foi criado um departamento de comercio exterior: agora as Havaianas estavam no mundo todo através de eventos organizados em diversos países para a divulgação do produto.

Em 2003, foram produzidos modelos sofisticados com rubis para os indicados ao Oscar, os calçados foram entregues aos indicados no dia seguinte à premiação.

Nos últimos anos, o lucro gerado pela exportação das Havaianas quadruplicou e os países que mais compram são Austrália e Filipinas

Após 53 anos, com vários modelos, franquias espalhadas por todo o país e parcerias com lojas de departamentos pelo mundo todo, as sandálias se tornaram um símbolo nacional e fazem sucesso em todas as classes sociais com grandes investimentos em publicidade em comerciais criativos e bem humorados, sempre com a participação de artistas famosos. Na calçada da fama das Havaianas já passaram artistas como: Didi, Chico Anysio, Luiz Fernando Guimarães, Daniela Cicarelli, Luana Piovani, Rodrigo Santoro, Fernanda Lima, Déborah Secco, Reynaldo Gianecchini e Alexandre Borges, Shay Suede, Preta Gil entre outros.

E você? Já usou suas Havaianas hoje?


Deixe um comentário

Publicidade