Por Luciana Moreira em 30 de março de 2015

10 filmes que todo estagiário de publicidade deve assistir

shutterstock_117020155Imagem: shutterstock.com

Todo estudante de publicidade sonha com um cargo em uma agência ou mesmo em ter sua própria agência. Mas a grande verdade é que todo mundo tem que começar de algum lugar e, na maioria das vezes, esse primeiro contato com a profissão vem através do estágio. Todo mundo já sabe que vida de estagiário não é fácil por isso separamos uma lista com filmes que todo estagiário deve assistir, com histórias de amor, ação, aventura e até mesmo crimes, todos eles revelam de alguma forma os altos e baixos no mundo da publicidade. Você vai se divertir e ficar mais preparado(a) para os desafios que estão por vir.

Confira:

O diabo veste Prada

Título original: The Devil Wears Prada
Ano: 2006 (EUA)

Andy Sachs parece ter caído de para quedas na intensa Nova York. Após uma longa busca consegue uma entrevista na badalada revista de moda Runway Magazine, comandada pela impetuosa Miranda Priestly considerada a Dama de Ferro da moda mundial.

Seu estilo, entretanto, é motivo de piada entre os novos colegas de trabalho. Determinada a seguir em frente com o desafio, Andy muda seu visual e se torna uma workaholic nas mãos de sua abominável chefe. Ao mesmo tempo, começa a perceber o quanto está deixando de lado as coisas simples da vida, e se tornando uma “Clacker”, apelido que a própria Andy dá às suas colegas de trabalho que cultuam a beleza e a forma física.

Os estagiários

Título original: The Intership
Ano: 2006 (EUA)

Em 2013, Billy McMahon e Nick Campbell, vendedores experientes que estão na casa dos quarenta anos de idade, ficam desempregados, pois a empresa de relógios onde trabalhavam fechou.

Depois de algum tempo, Billy consegue uma entrevista de emprego na Google Inc.; apesar de não conhecerem nada sobre mídias digitais, conseguem vagas como estagiários; juntamente com a dupla há centenas de outros candidatos, muito mais jovens e especializados do que eles.

Billy e Nick ficam no grupo “dos que sobraram”. Apesar da tensão inicial, o grupo, durante uma partida de quadribol trouxa, uma das tarefas, consegue desenvolver um senso de equipe e conseguem superar as diferenças, e usando o que cada um tem de melhor, tentarão realizar o sonho de trabalhar no Google.

O comerciante

Título original: Viktor Vogel, Commercial Man
Ano: 2001 (Alemanha)

À procura de emprego de uma agência de publicidade, o garoto Victor Vogel cai de paraquedas em uma reunião e, ao dar um palpite, acaba sendo descoberto por uma cliente que deseja seu trabalho para novos comerciais.

Graças a uma “ajudinha” de sua namorada, Vogel cai nas graças do publicitário Edward Kaminsky, dono da agência. A oportunidade, no entanto, acaba colocando o namoro em risco por causa das mentiras do garoto.

Volta meu amor

Título original: Lover Come Back
Ano: 1961 (EUA)

Nessa comédia romântica, Jerry Webster e Carol Templeton trabalham em agências de publicidade diferentes e vivem um clima de competição. Enquanto Webster ganha clientes por meio de métodos eticamente discutíveis, Carol tenta manter-se no caminho saudável da profissão.

As atitudes da personagem mudam quando, cansada de perder clientes para o concorrente, Carol resolve se vingar e recorre a um enigmático cientista, que é, na verdade, o próprio Jerry Webster disfarçado.

99 francos

Título original: 99 Francs
Ano: 2007 (França)

No filme, o abuso da propaganda e a sociedade do consumo desenfreado são atacados em seis capítulos narrados, cada um, conforme um pronome pessoal ou de tratamento, pelo personagem principal, Octave, publicitário de considerável prestígio dentro e fora da agência em que trabalha.

Octave entra em uma crise depressiva e começa a usar drogas a partir do momento em que vê uma de suas ideias ser totalmente distorcida pelo presidente de uma grande firma de iogurtes atendida pela agência.

Agência de Assassinos

Título original: Agency
Ano: 1981 (EUA)

Um misterioso milionário compra uma agência de propaganda e começa a substituir todos os funcionários por pessoas que nada parecem saber de publicidade.

O personagem de Lee Majors descobre então que a intenção, na verdade, é usar propagandas subliminares para influenciar a população a votar em políticos de seu círculo de relacionamentos.

O grande sucesso de Rock Hunter

Título original: Will Success Spoil Rock Hunter?
Ano: 1957 (EUA)

Para não perder o emprego e conseguir salvar sua carreira, o publicitário Rockwell P. Hunter precisa convencer uma famosa atriz e símbolo sexual da época a estrelar o comercial que acaba de criar para uma marca de batons.

A personagem de Jayne, porém, quer algo em troca, e não é dinheiro. Para não virar desempregado, Rockwell P. Hunter terá de se passar por amante da estrela.

Enquanto Jayne Mansfield interpreta uma caricatura de… Jayne Mansfield, o filme traz algumas sutilezas sobre o mundo publicitário e se consagra como uma das comédias memoráveis dos anos 50.

Crazy people, Muito Loucos

Título original: Crazy People
Ano: 1990 (EUA)

Nesta sátira à publicidade, Emory Leeson passa por um momento delicado quando sua esposa o abandona. O publicitário então, num surto de honestidade, cria uma campanha em que só se diz a verdade sobre os produtos. Charles F. Drucker (J.T. Walsh), seu chefe, acha a ideia absurda e o obriga a se internar em um hospital psiquiátrico.

O material da campanha, porém, acaba sendo impresso por engano e se torna um enorme sucesso, motivo pelo qual Leeson é chamado de volta à agência. Agora, no entanto, ele se recusa a deixar a instituição. Em meio aos loucos, encontrou sua verdadeira paixão, a paciente Kathy Burgess, e colegas com quem cria campanhas muito mais criativas e fora do comum do que as de seu passado.

Do que as mulheres gostam

Título original: What Women Want
Ano: 2000 (EUA)

Nick Marshall é o diretor de criação de uma das melhores agências de publicidade dos anos 80.

Machista, egocêntrico e dono de um charme irresistível, Nick vive convencido de que seu gênio criativo o reserva o lugar número 1 na agência. É quando é surpreendido com a chegada de uma nova chefe de criação, Darcy Maguire. Com Darcy, surgem campanhas focadas no público feminino e Nick se vê obrigado a criar ações geniais para ELAS.

No processo de tentar entender quem são essas consumidoras, como usam os produtos e o que as atrai, Marshall sofre um acidente que o torna capaz de ouvir os pensamentos das mulheres. Inicialmente enlouquecido com as centenas de vozes que ecoam ao seu redor, com o tempo, Nick vai percebendo que seu novo poder lhe traz vantagens.

Como fazer carreira em publicidade

Título original: How to Get Ahead in Advertising
Ano: 1989 (Reino Unido)

Dennis Bagley é um publicitário de sucesso que vive uma rotina de jantares luxuosos em uma casa nos arredores de Londres. Em meio a tentativa de criação de uma campanha para um creme contra acne, Bagley entra em uma das piores crises criativas e pessoais de sua carreira.

Enquanto o prazo final para a entrega da campanha vai chegando e sob a ameaça de retirada da conta da agência pela empresa devido aos seguidos adiamentos, o publicitário começa a questionar a ética da profissão. Na companhia de sabão, escova e apenas um avental, Bagley resolve livrar sua casa de qualquer marca de publicidade.

Decidido a largar a profissão, Bagley se vê diante de uma incógnita quando percebe o nascimento de uma espinha gigante no pescoço. Pior, trata-se de um “monstro” falante, rude e arrogante, extremamente parecido com o publicitário do início do filme.


Deixe um comentário

Publicidade