Por Aline Duarte em 31 de março de 2015

A real função das Mídias Sociais

shutterstock_151904807Imagem: shutterstock.com

Adotar as Mídias Sociais como estratégia de marketing está sendo a atividade mais discutida por empresas, porém depois de se inserirem na mesma, as páginas das marcas, ficam estáticas e sem seguir o real intuito de comunicação que as mídias proporcionam.

Isto resulta em uma aplicação falha das corporações nos meios digitais. E ao invés de trazer resultados positivos, colhem a insatisfação do consumidor.

Mas você sabe por que isto acontece?

Bom, nós estamos falando das redes de relacionamentos, onde usuários se inserem em busca de tornar próxima a relação com os que eles selecionam para fazer parte de seu grupo de seguidores. E quando escolhem marcas para seguir nos ambientes digitais, além de conteúdo, eles querem interação. Para os consumidores, não ter resposta de uma marca, se torna muito pior do que ter um problema com produto.

É ai que as empresas precisam se posicionar para que sua fala não seja voltada a dizer o tempo todo as suas características e como elas são boas. Imagine como se você estivesse entrando para uma nova “Turma de amigos”, e aí você precisa se comunicar com eles de forma que tenham uma boa impressão ao seu respeito. Então, qual destas medidas você adotaria?

1. Falar apenas o quanto você é bom, quais são suas qualidades, o que você representa, o quanto é inteligente e bonito e blá, blá, blá…

2. Proporcionaria uma interação, primeiramente se apresentando, porém, em seguida, buscando conhecer as outras pessoas e o que elas gostariam de saber sobre você, escutando também o que elas têm a dizer sobre elas…

Se você optou pela opção dois, pode crer que você está indo pelo caminho certo, as pessoas não querem que você chegue para elas e fique o tempo todo falando sobre você, elas querem te incluir no ciclo de referências que ela possui, querem ser teu amigo.

Então, se você é uma marca e quer se colocar nas Mídias Sociais, conheça exatamente seu público e entenda qual a melhor linguagem para se comunicar com ele de forma efetiva, sem perder o seu posicionamento como marca.

Sejam abertas a criar relacionamento com seus consumidores. Não entrem para este meio para impor a sua marca e esquecer que milhares de pessoas querem dialogar com você e se tornarem até mesmo seus fans.

Deixe um comentário

Publicidade