Por Diogo Mattos em 12 de junho de 2015

Ford comemora dia dos namorados com pegadinha

PegadinhaFordnamorados

Hoje eu quero começar esse post diferente, te convidando a fazer uma analogia. Mentalize uma pista de corrida, com dezenas de competidores na linha de largada, se alongando e prontos para começar o combate. Eles tomam sua posição, se ajoelham na linha, focam na pista e aguardam o “valendo”.

Um tiro para o alto é dado e a corrida começa, com um monte de gente se digladiando, se acotovelando e fazendo o máximo de esforço para passar a frente do outro. Tudo isso pelo mesmo objetivo, chegar a faixa final e levantar o troféu.

Por quê estou falando isso? Na propaganda é a mesma coisa, uma corrida desvairada pelo prêmio final. E em épocas comemorativas, isso aumenta ainda mais. A concorrência nesse caso, acaba sendo um estímulo a melhor ideia, aquele que traz algo diferente, inovador. Uma “batalha de feras” por um destaque na mídia.

E no dia dos namorados isso não podia ser diferente. Quem difere nessa data são aqueles que fogem do padrão focado em apenas casais. Nesse sentido, tivemos algumas campanhas boas assim no Brasil, mas é raro. Os Estados Unidos ainda lançam tendência.

Com isso em mente e pesquisando para o artigo de hoje, fui buscar referencias lá fora, já que não achei nada diferente que merecesse ser discutido aqui no Brasil.

Pegadinha Ford de dia dos namorados

Encontrei então uma ação sensacional da Ford para celebrar o dia dos namorados no EUA. A data lá é comemorada em Fevereiro, por isso a origem dessa pauta é antiga, mas já que a data é vivida hoje aqui no Brasil, resolvi trazê-la de novo a tona agora, pois achei bem criativo.

O mote é uma pegadinha super divertida intitulada “Mustang Speed Dating” (“Encontro veloz Mustang”) onde uma bela loira marca encontro com alguns “pretendentes” em um charmoso restaurante as escuras. Só que na verdade a bela é uma piloto profissional da Mustang que ao final do encontro, convida os rapazes para uma voltinha.

Tudo é simulado como se ela não soubesse dirigir e estivesse um pouco perdida, errando o caminho e indo parar em um terreno vazio. Mas é claro que é tudo de propósito mesmo, para que ela possa realizar acrobacias com o carro de tirar o fôlego dos “candidatos”

As reações deles é a melhor parte do filme (confira ao final do post), indo desde um calmo carona até aquele que ri sem parar e o outro que acha que ela está indo rápido demais. O final disso tudo? Só vendo mesmo para crer.

Uma jogada da Ford para namorados

O que achei legal nessa ação da Ford foi o como ele saiu do lugar comum, pois ali não era um casal oficial, havia apenas um “jogo de interesse” que se fez passar por um pseudo concurso para achar um namorado.

O que era para ser um momento onde o foco são os namorados, e por isso que as campanhas no Brasil focam nisso, acabou sendo um brincadeira divertida para vender carro. Percebe como o produto se destacou de forma sutil?

Usaram a estratégia de distrair a atenção do consumidor pré-disposto a um vídeo de dia dos namorados para potencializar as qualidades e funcionalidades do Mustang. Nesse caso então, o romantismo e aceleração do coração trazidos pelo momento convergiram com a “direção perigosa” para uma reviravolta no final.

Assista agora o filme original em Inglês:

Eu achei fantástico, apesar de muitos falarem que o foco foi perdido, mas aí é que se encaixou a graça e a inteligência de todo o negócio. E você, o que achou?

Deixe um comentário

Publicidade