Por Diogo Travagin em 5 de agosto de 2015

A Tecnologia a nosso favor (ou não)

life smartphone

Hoje em dia não é difícil nos depararmos com pessoas cabisbaixas e com dedos acelerados diante de uma tela, principalmente a partir da popularização dos smartphones e da criação de aplicativos que nos permitem manter comunicação com qualquer pessoa no mundo inteiro em questão de segundos. Existem momentos em que trocamos mensagens até com pessoas que estão ao nosso lado. Não há como voltar atrás, a tecnologia, mesmo com a facilitação que ela nos proporcionado, ela também tem causado um efeito de dominação em uma parcela da população.

Pare e pense, para não irmos muito longe, como era a nossa rotina antes de aplicativos como o whatsapp e demais redes sociais fazerem parte da nossa vida? Antes que os mais cricas chiem, eu entendo a importância no uso profissional e no encurtamento de distância que a tecnologia da comunicação nos proporcionou. Mas há de se convir que com os avanços tecnológicos, muitas pessoas estão perdendo o contato face a face e, mesmo quando saem em grupos para se divertir, a vontade de se comunicar com quem não está presente no ambiente é maior do que manter um bom papo com quem está junto a elas. E não digo só nas horas de diversão, mas também em vários momentos do nosso dia, a vontade de visualizar nosso smartphone para dar apenas uma “olhadinha”, que pode durar minutos ou horas, é grande.

Convenhamos, o mundo virtual está ganhando mais espaço em nosso cotidiano e causado uma modificação na forma de ser e estar no mundo no que se refere às diversas práticas sociais. Entretanto, as pessoas precisam refletir sobre essa nova forma de lidar com a tecnologia e se policiar para que as atividades no mundo virtual não tomem mais tempo que as relações face a face.

Para ilustrar como a tecnologia pode interferir no cotidiano das pessoas, dê um play no vídeo abaixo e veja se você se identifica com alguma situação:


Deixe um comentário

Publicidade