Por Karen Mie em 9 de dezembro de 2015

Filmes e séries para publicitários

Todos nós gostamos de assistir filmes e séries. É realmente difícil encontrar alguém que não assista ou que não goste de, pelo menos, um seriado ou que não tenha um filme favorito.

É verdade que muitos filmes ou séries podem nos proporcionar um aprendizado e inspiração para várias coisas. É ótimo quando você encontra algo que, além de te divertir, acrescente nas suas referências e no conhecimento.

Aprender assistindo, na maioria das vezes, é uma das formas mais prazerosas de se obter e expandir o repertório, uma vez que o aproveitamento é maior devido ao contato com os elementos visuais e auditivos, que englobam a trilha sonora, cenários e até figurinos, sem contar o didático presente no enredo.

Separei algumas dicas com prévias – sem spoilers – de séries e filmes que todos do mundo publicitário podem se interessar a assistir.

Mad Men

Mad Men

Produzida por Matthew Weiner, a série americana aborda o cenário publicitário da década de 60 na agência fictícia Sterling Cooper, localizada em uma Avenida de Nova York. O personagem principal, Don Draper, é diretor de criação da empresa e tem sua vida retratada juntamente com momentos próprios de agências publicitárias. É ótimo para conhecer como elas funcionam e como a publicidade da época acontecia.

Syrup

Syrup

Baseado no livro de Max Barry, o filme mostra o publicitário Scat, inventor de um novo tipo de refrigerante que tem plena consciência da importância do marketing e publicidade na venda de um produto. Acreditando que poderá conquistar milhares de consumidores e tornar seu produto um sucesso, Scat o vende como “o sonho americano enlatado” e nos mostra que a aparência é tudo em um mundo que a imagem é o mais importante.

Obrigado por Fumar

Obrigado por Fumar

Nixk Naylor, protagonista e narrador do filme, é o principal porta-voz de uma grande e conceituada empresa de tabaco e usa seu poder de persuasão para defender o cigarro, explicando sua habilidade na frase: “Se argumentar corretamente, nunca estará errado”. O maior aprendizado que o filme nos passa é sobre a manipulação de informações e a argumentação com o uso correto da palavra, além da capacidade de mascarar a verdade presente na publicidade e a ética que profissionais do ramo precisam ter.

The Crazy Ones

The Crazy Ones

Com Robin Williams no papel do protagonista Simon, a série de comédia nos mostra a rotina de uma agência assim como Mad Men, porém, em uma apresentação e cenário atuais. A agência Roberts & Roberts tem a filha de Simon em seu time, responsável, na maioria das vezes, por ser a racional ao impor limites às extravagâncias de seu pai, com a grande ambição de fazer seu nome ser reconhecido. Infelizmente, a série parou de ser produzida e não ganhou mais temporadas além da primeira.

99 Francos

99 Francos

O longa de 2007 é uma autobiografia do ex-publicitário Frederic Beigbeder, vivido por Jean Dujardin, e nos mostra o papel de um profissional da área na sociedade, deixando vários pontos a serem refletidos e discutidos que são presentes até os dias de hoje, como a questão da liberdade criativa, a razão do cliente sobre um produto e se a publicidade é um ato de despertar desejos ou distorcer necessidades para beneficiar vendas.

Helvetica

Helvetica

O nome do longa-metragem é relativo à fonte mais famosa no mundo dos criativos. Neste documentário, você tem contato com entrevistas de designers renomados que expõem seu ponto de vista sobre a fonte, utilizada em muitos momentos no cotidiano de todas as pessoas. O filme aborda temas como: tipografia, design e comunicação visual, interessantes a todos os profissionais da área de publicidade.

Estar antenado sobre o mundo do cinema é ótimo para juntar referências e enriquecer o repertório, principalmente se os filmes e séries são referentes à área que você atua ou que cursa faculdade. Divirta-se assistindo e aproveite para tirar inspirações!

Deixe um comentário

Publicidade