Por Rodrigo Camargo em 29 de janeiro de 2016

Se você quer ser publicitário, aprenda além do diploma.

shutterstock_240604669Imagem: shutterstock.com

A faculdade nos dá a base pro que vem pela frente, nela aprendemos todos os princípios, valores e características da profissão, somos “treinados” igualmente para o mercado de trabalho e para o mundo da comunicação, mas vai de cada um transformar o “treino” em “jogo”.  Divirta-se, curta as festas nos primeiros períodos, fique com alguém da sua turma, crie o time de futebol da sala, chame os professores para irem ao bar, mas não fique só nisso. Não perca tempo, porque as escolhas do presente refletem o futuro – piegas isso, mas verdade – já no primeiro ano busque um estágio, mesmo que ainda ache que briefing é algo de comer, mesmo que só use o Photoshop pra emagrecer e tirar espinhas, mesmo que os 4Ps pra você sejam: pinga, pizza, paquera e Periscope. Vá atrás de experiência, porque é ela que vai trilhar a sua carreira. “Aiii, mas daí não consigo estudar.”, não é impossível conciliar estudo e trabalho, até faz bem, faz você aprender otimização de tempo, que na vida de um publicitário é tudo. Absorva nas aulas e no trabalho tudo que for possível, você vai ver que os quatro anos do curso passam rápido, mas que o trabalho está apenas começando.

A facul te da a faca e o queijo na mão, mas a vida dentro de uma agência te dá um sanduíche caprichado.  A faculdade foi um anúncio, a vida profissional é um outdoor. Pendure o diploma na parede, assista ao DVD da formatura, limpe as lágrimas, devolva à beca e seja bem-vindo ao começo de uma vida criativa, louca, puxada, estressante, apaixonante e nem um pouco monótona. Na verdade, tudo vai depender de você.

DICAS

Descubra mais. Leia o “Manual do Estagiário” de Eugênio Mohallem. Disponível pra download.

Inspire-se dando uma olhada nos sites de grandes agências:
www.africa.com
www.almapbbdo.com.br
www.wmccann.com.br
www.ogilvy.com.br
www.facebook.com/TalentMarcel/
http://yrbrasil.com.br
www.dm9ddb.com.br/
E depois da faculdade, ainda existem vários cursos mais interessantes do que uma pós, por exemplo. Segue uma dica de uma escola de criatividade, comunicação, planejamento e muito mais: http://www.redhookschool.com/

Deixe um comentário

Publicidade