Por Eduardo Albiero em 12 de fevereiro de 2016

Você não pode mais dizer que uma imagem é “Photoshop”. Pelo menos, isso é o que a Adobe espera.

Photoshop

Conhecemos várias marcas (ou nomes de produtos) que acabam substituindo o nome do produto em si. Por exemplo, você costuma dizer que lavou a panela com “Bombril”, ou com Esponja de Aço? Você diz que vai tirar um “Xerox”, ou que vai fotocopiar um documento? O mesmo vale para Gillette, Cotonete, Leite Ninho, Chiclete, Band-aid, e por aí vai…

Geralmente essas associações são interessantes e lucrativas para as empresas donas das marcas, mas às vezes isso pode se tornar um incômodo. A Adobe tem uma seção inteira no site deles para alertar que você não deve usar a marca Photoshop® como verbo ou substantivo em hipótese alguma. Basicamente, ela tem medo que a marca “Photoshop” vire sinônimo de “imagem tratada”.

Segundo a Adobe, “Marcas registradas são adjetivos, e devem ser seguidos pelos termos genéricos que descrevem”. Ou seja, você não usa o Photoshop, você usa o software Adobe® Photoshop®. Usar o termo “photoshopar” então, nem pensar! O correto é “melhorar imagens usando o software Adobe® Photoshop®”.

As recomendações contidas no site ficam até cômicas, como mostra este trecho:

SEMPRE USE MARCAS REGISTRADAS EM SUA FORMA CORRETA, COM INICIAL EM MAIÚSCULA.

CORRETO: A IMAGEM FOI MELHORADA COM O SOFTWARE ADOBE® PHOTOSHOP® ELEMENTS.
INCORRETO: A IMAGEM FOI PHOTOSHOPADA.
INCORRETO: A IMAGEM FOI PHOTOSHOPADA.
INCORRETO: A IMAGEM FOI ADOBE® PHOTOSHOPADA.

Bem, analisando toda esta situação, tenho duas coisas a dizer. Primeiro: é tarde demais pra tentar reverter isso. Todo mundo já fala que “essa imagem é Photoshop”. Ponto.

Segundo: essa iniciativa da Adobe é inútil. Ninguém jamais vai falar assim: “Olha, acho que essa imagem foi manipulada usando o software Adobe Photoshop”. Tenta começar a falar assim pra você ver, vão te achar o “diferentão” (pra não dizer esquisito).

Eu mesmo trabalho com Photoshop há mais de 15 anos e sempre falei que uma imagem é Photoshop. E a Adobe que me desculpe, mas não é agora que vou mudar. :P

Deixe um comentário

Publicidade