Por Fabio Queiroz em 11 de maio de 2016

A relevância da sua marca em 4 estágios

CAPA

Adaptar o conteúdo de uma marca para mobile, atualmente, é ter o entendimento da importância e necessidade que a plataforma representa, mas devemos nos preocupar com o que o Google chama de estágios de consideração. Basicamente é identificar o momento em que sua audiência se encontra e trabalhar o conteúdo disseminado pela sua marca embasado nisso.

Os estágios do público são divididos em See, Think, Do, Care.

See

Aqui, trabalha-se o nível de awareness a qual sua marca representa dentro de um mercado inserido em uma audiência. A finalidade central dessa etapa é branding e a expansão da marca, a fim de otimizar seu reconhecimento dentro de um grande público qualificado. A segmentação do público-alvo será por dados demográficos, psicográficos e geográficos.

Ex.: Pessoas que gostam de assistir filmes.

Think

No segundo estágio, o objetivo é estabelecer sua marca como opção. O conteúdo trabalhado será um pouco mais específico, pois, existe neste público indícios de intenção de compra que devem ser aproveitados. Deve-se posicionar o valor da sua marca em busca de um envolvimento inicial para com um potencial consumidor, a fim de estimular micro conversões, como deixar um e-mail, clicar para ver um vídeo ou baixar um App. A segmentação será por tipos de sites, conteúdo dirigido ou categorias específicas.

Ex.: Pessoas que gostam de assistir filmes e tem interesse em assinar uma plataforma streaming.

Do

É a audiência mais desejada, pois o propósito é a conversão, seja pela efetuação de uma compra, realização de uma tarefa ou transação. É importante estar visível quando o consumidor está disposto a gastar seu dinheiro e o conteúdo disponibilizado deve ser focado, pois é demonstrado neste público grandes sinais de intenção de compra. A segmentação é baseada em perfil de consumo, histórico, retargeting, entre outros.

Ex.: Pessoas que gostam de assistir filmes e querem assinar com uma plataforma streaming agora.

Care

Após a efetuação da compra, é importante a criação da fidelização com o seu já cliente. Ele representa a qualidade e o esforço do seu trabalho, ele precisa se sentir especial, bem tratado e exclusivo. Ele deve se sentir bem ao ter escolhido sua marca dentre todas as outras.

Ex.: Pessoas que utilizam sua plataforma streaming, gostam do seu serviço e interagem e colaboram em prol da sua marca.

Alguém que esteja apenas olhando o conteúdo que você dissemina muitas vezes não está interessado na compra do seu produto e ser impactado por um anúncio de “varejo” não o fará retornar para ver o que você realmente tem a oferecer. Deve-se observar o ambiente no qual sua marca está inserida, analisar oportunidades e métricas, monitorar informações colhidas, identificar em quais mídias seus potenciais consumidores estão e utilizá-las de maneira adequada para uma comunicação mais efetiva.

 

Deixe um comentário

Publicidade