Por Gabriela Araújo em 30 de maio de 2016

Havaianas e o estereótipo do brasileiro

A Havaianas já é tão famosa no exterior, que é até esquecemos que a marca nunca veiculou uma campanha internacional sequer. Com o belo filme “Dança”, além de diversas peças gráficas, a comunicação em outros países terá início.

O filme mostra um casal dançando no alto do Pão de Açúcar, Rio de Janeiro, com uma coreografia que pretende transmitir a alegria e espontaneidade do povo brasileiro. As telas gráficas combinam com a comunicação da marca, além de remeter as peças publicitárias antigas que eram desenhadas e pintadas à mão.

Com toda esta beleza, há espaço para questionar as Havaianas sobre utilizar os clichês de sempre sobre o Brasil, e são questões extremamente coerentes. Será que compensa, para o país e para os brasileiros, criar uma campanha que reforce tão fortemente o estereótipo que os brasileiros se esforçam tanto para apagar?

A Havaianas não vende apenas chinelos, mas sim a cara do Brasil no exterior. Pode não ser uma campanha governamental (que, aliás, se faz necessária para esta quebra de pré conceitos), mas reforça a ideia do gringo que o Brasil é atrasado. O filme, por exemplo, mostra um rádio retro, como se utilizássemos por aqui no dia a dia. Ok, entendo que o mote da campanha é “Original do Brasil desde 1962”, mas, internacionalmente falando, reforça a ideia que já existe de que paramos no tempo.

Porém, a peça que mais me chocou foi a que mostra uma mulher seminua. Como se as brasileiras, principalmente mulatas e negras, já não sofressem preconceito o suficiente com o estereótipo do seu corpo no exterior – principalmente na Europa.

hav-Rainha_da_bateria

Havaianas, não me leve a mal, sua campanha é linda. Adoro artes retro, e o filme ficou sensacional. Mas ajudem as nossas mulheres e a nossa cultura a serem um pouco mais respeitadas na gringa? Se o nosso governo não faz campanhas para vender, de maneira correta, o Brasil para o exterior, as marcas de nascidas em solo brasileiro podem fazer a diferença!

Confira algumas das peças lindas da campanha <3

hav-surfboards hav-Leblon hav-Kid hav-Deck hav-Capoeira hav-Cablecar hav-boat hav-Arara

Deixe um comentário

Publicidade