Por Rodrigo Cerqueira em 16 de junho de 2016

Como implantar marketing de conteúdo em vídeo

Se eu estivesse 5 anos no futuro, você estaria lendo esta postagem ou assistindo? Na medida em que a criação de conteúdo em vídeo cresce de maneira exponencial essa é uma pergunta que é feita cada vez mais.

Em 2017, 69% do tráfego na internet será de vídeos. No mundo da comunicação, 93% dos profissionais de marketing nos EUA já usam vídeos em suas estratégias, enquanto no Brasil, em que as tendências historicamente demoram um pouco para chegar, esse número já chega a 36%.

A beleza de uma mudança tão grande na paisagem da comunicação é que, se por um lado mudanças assim representam desafios, estamos falando de uma oportunidade rara para se colocar à frente da concorrência, posicionar-se para matar. Para quem esticar a mão e agarrar a chance agora.

O contrário disso, naturalmente, é ser deixado para trás.

Por isso, fique atento, nesta postagem falo um pouco sobre o processo de implantação de uma estratégia de conteúdo em vídeo. Vamos lá!

Defina os objetivos do marketing de conteúdo em vídeo

O que você pode alcançar com uma boa estratégia de marketing de conteúdo em vídeo é relativamente extenso, vai desde aumento no tráfego do site e das vendas até retenção de clientes.

Por isso, a primeira pergunta a ser respondida é: o que de fato será benéfico para sua empresa? Observando grandes especialistas em marketing digital, vemos que a prática mais eficaz é definir uma ou duas métricas para serem acompanhadas de perto, seja de forma definitiva ou durante um determinado período (por mês ou trimestre, por exemplo). Procure, é claro, estabelecer metas que, ao evoluírem, farão diferença real para os resultados do negócio e evite as famosas “métricas de vaidade”.

Crie pautas para os vídeos de acordo com os objetivos

Em função dos objetivos iniciais você poderá criar conteúdo em vídeo para os diferentes estágios na jornada ou funil de compras dos clientes. É importante entregar informações realmente relevantes para quem assistirá aos vídeos de acordo com esses estágios.

Por exemplo, se você quer fechar mais vendas de clientes que já estão acessando o seu site, faça mais materiais comparativos, fale sobre cases reais, compare soluções práticas, crie demonstrativos do produto, pois esse tipo de conteúdo irá de fato influir na decisão final de compra.

Já se você precisa aumentar o tráfego e o volume de leads, apresente temas mais gerais relacionados com os seus produtos ou serviços, faça listas Top alguma coisa, responda a perguntas comuns da sua área, e assim em diante.

Planeje a produção dos vídeos propriamente ditos

Aqui é a hora de criar excelentes roteiros, pensar na duração dos vídeos, no formato propriamente dito a ser desenvolvido e no cronograma de entrega. Neste momento você também deve adequar a expectativa de investimentos para o projeto. Conforme o seu budget poderá ajustar itens como duração, periodicidade ou o próprio formato dos vídeos.

Sendo realista, até no máximo este ponto você provavelmente terá que iniciar uma conversa com uma produtora de vídeo. Se algo sair errado (pode ser o áudio, o roteiro, o foco, a edição, a vinheta, sem contar a própria estratégia) todo o trabalho será comprometido.

Hospede seu vídeo no lugar certo

O vídeo em si não terá resultado se não pensar em técnicas de Video SEO, ponto que começa pela hospedagem do material.

É interessante postar um vídeo curto no Instagram ou no Vine? No Facebook vídeos com upload direto têm rendimentos mais positivos do que aqueles hospedados no Youtube e compartilhados na rede social, mas vídeos hospedados no Facebook não são encontrados em buscas feitas no Google, qual é mais importante?

Perguntas assim devem ser feitas e, naturalmente, não existe uma única resposta correta. Tenha em mente que é vital ser encontrado pelo público, mais do que aparecer na timeline de algumas pessoas por alguns dias, por isso na grande maioria das vezes nós recomendamos postar vídeos no Youtube para estratégias marketing de conteúdo em vídeo, pois só assim a campanha ganhará tração com o tempo.

Bombe nas redes sociais com seus vídeos

É necessário criar um fluxo no qual pessoas podem acompanhar o seu trabalho para que o alcance se expanda com o tempo. Por isso poste seus vídeos no blog corporativo e em todas as redes sociais com que trabalha. Vídeos possuem taxas consistentemente altas de engajamento e esta pode ser a diferença para o sucesso da sua estratégia de marketing de conteúdo em vídeo.

 

 

Deixe um comentário

Publicidade
Error, no Ad ID set! Check your syntax!