Por Fernando Magnus em 30 de junho de 2016

Vantagens do e-mail marketing como ferramenta publicitária

Você alguma vez já deve ter ouvido falar em e-mail marketing ou newsletters. Mas afinal, o que é e como funciona? Esta é sem dúvida uma das estratégias mais eficazes para diversas finalidades, seja vender produtos e serviços, implementar comunicação institucional, além de ser uma excelente ferramenta de distribuição de conteúdo e divulgação online.

O e-mail marketing (Newsletter) nada mais é do que uma comunicação por escrito direcionada a um grupo específico de leitores, clientes ou assinantes. Conhecido como uma espécie de boletim informativo, em geral esta ferramenta é bastante divulgada por empresas que trabalham no segmento de e-commerce ou sites de conteúdo.

Como estratégia publicitária, este tipo de ação digital se propõe a solidificar  marcas, ou mesmo divulgar promoções, serviços e notícias. Ao contrário de outras formas de publicidade onde o público muitas vezes não tem intenção em receber a mensagem, o e-mail marketing é direcionado apenas para pessoas que solicitarão o recebimento deste tipo de e-mail. Por esta razão, trata-se de uma das ferramentas de marketing online mais efetivas da atualidade.

Outro ponto que reforça a importância deste tipo de ação é o estreitamento dos laços de relacionamento entre empresa e consumidor, uma vez que o envio de e-mails com lançamentos ou informações institucionais aproxima ainda mais ambas as partes. Além de bastante dinâmico, o e-mail marketing pode ser bastante flexível no que diz respeito a sua periodicidade, sendo possível enviá-lo semanalmente ou mensalmente, desde que obedeça critérios de estudo e planejamento realizados previamente.

É muito importante que durante o processo de planejamento sejam observados alguns pontos como bom conteúdo, design diferenciado e direcionamento para um público específico. Veja abaixo cinco dicas fundamentais para atingir em cheio seus assinantes através do e-mail marketing:

01 – Frequência

A padronização do conteúdo bem como a frequência com a qual o e-mail marketing é ‘disparado’ devem ser seguidos a risca, uma vez que ao assinar este tipo de conteúdo as pessoas passam a aguardá-lo automaticamente.

02 – Conteúdo

A linguagem, escrita e as informações inseridas devem ser pensadas de forma a atrair cada vez mais seu leitor a não apenas clicar, como também ler e consumir seu conteúdo. Além de estimulante e criativo, as informações precisam ser apresentadas de forma simples e agradáveis de serem lidas.

03 – Assunto
Estar atento aos títulos utilizados no assunto do e-mail pode ser fundamental, uma vez que seu assinante pode abrir (ou não) seu e-mail apenas ao ler o título. A dica é sempre usar textos curtos com palavras-chave sobre seu conteúdo.

04 – Designer

Escolha enviar banners que sejam muito mais que um simples “leia mais”. Optar por imagens interessantes, conteúdo criativo e colorido pode ser a forma ideal de produzir algo estimulante e atraente em ser visualizado.

05 – Simplicidade

Um e-mail marketing eficaz nem sempre precisa ser detalhado ou com milhares de informações. Pensar em algo bonito e visualmente delicado pode ser a grande sacada para encher os olhos do internauta. Há sites que oferecem templates prontos que podem ser adaptados à sua marca.

Além de todas as dicas citadas acima, outro item importante para o êxito na recepção do newsletter pelo público que a empresa procure tratá-lo de forma exclusiva e diferenciada, afinal, qual consumidor não gosta de se sentir querido por empresas e instituições? Tem alguma dica, pergunta ou sugestão sobre e-mail marketing? Respondam nos comentários.


Deixe um comentário

Publicidade
Error, no Ad ID set! Check your syntax!