Por Wando Nascimento em 27 de outubro de 2016

Dia Nacional do Podcast

No dia 21 de outubro comemorou-se o Dia do Podcast. A iniciativa da data comemorativa partiu do podcaster americano Steve Lee (Netcast Studio), que em 30 de setembro de 2014 comemorou pela primeira vez o #PodcastDay, que visa incentivar a mídia para o mundo.  Conheça o site oficial.

Aqui no Brasil, comemora-se em 21 de outubro porque foi o dia de lançamento do primeiro podcast brasileiro, o Digital Minds, criado por Danilo Medeiros.

Para comemorar esse dia, alguns podcasters brasileiros criaram iniciativas como:

– Projeto #PodosferaUnida: a ação reuniu 20 podcasts. A ideia foi trocar os participantes em prol do compartilhamento de ouvintes.

– O Mauro Segura, colunista do Meio&Mensagem, recomendou alguns podcasts que geram muito valor, mas que não são tão conhecidos assim.

– Tivemos o lançamento do Documentário Podcast PE, produzido pela Ingrid Moura, ex-estudante de Rádio, TV e Internet da UFPE. A ideia nasceu por conta de sua paixão pela mídia, o que a levou a utilizar o documentário em seu TCC. O documentário aborda desde a concepção da ideia até como conquistar audiência.

– O Luciano Pires, do Portal Café Brasil, realizou um Webnario  para comemorar o dia do Podcast e os 10 anos do Podcast Café Brasil com lançamento do livro, e-book, podbook e DVDs com os 500 primeiros programas. Você pode ver a reprise aqui .

Crédito da Imagem: podcastfriday.com.br

Crédito da Imagem: podcastfriday.com.br   

Em busca de promover a mídia para os já ouvintes e para os novatos, foi criada a hashtag #PodcastFriday, com objetivo de divulgar aos quatro ventos programas da nossa querida mídia toda sexta-feira.

A ideia é concentrar as publicações dos posts no Twitter, mas o #PodcastFriday pode se expandir para Facebook, Instagram e etc. O importante é que seja divulgado o maior número de edições de podcasts.

Ainda está valendo! Veja o que você pode fazer em prol da mídia:

Apresentar um podcast para um amigo que não conhece a mídia.

– Usar uma câmera e microfone e perguntar a qualquer pessoa sobre seus podcasts favoritos e postar o vídeo numa rede social.

– Promover a data com um banner no seu site.

– Usar a hashtag #DiadoPodcast para estimular a conversa sobre a mídia.

– Trocar fotos de perfil por imagens relativas a podcast.

– Explicar para alguém o que é podcast.

– Compartilhar seu podcast favorito com um amigo.

– Enviar um feedback para os podcasts que você ouve.

– Avaliar todos os podcasts que você ouve na iTunes.

– Assinar um podcast diferente e comentar sobre ele usando a hashtag #DiadoPodcast.

– Incentivar a criação de novos podcasts.

Deixe um comentário

Publicidade
Error, no Ad ID set! Check your syntax!