Por Felipe Faria em 9 de novembro de 2016

Vamos falar de viral na internet?

Você acessa a internet e parece que todo mundo resolveu compartilhar o mesmo post. No outro dia, um novo clipe com milhares de visualizações, depois uma sequência de fotos e pensamentos que se encaixam perfeitamente na sua vida e por aí vai.

Esses são alguns fenômenos que você já deve ter presenciado na internet e viu se espalhar com um vírus, provocando um efeito viral. A palavra “viral” é utilizada para designar os conteúdos que são compartilhados por muitas pessoas e que ganham repercussão (muitas vezes inesperadas) na internet.

E quem não quer uma página de sucesso, não é mesmo? Porém, não é fácil prever como nasce um viral, mas algumas características são comuns aos que “fazem sucesso na rede”. Conteúdos como: humor, serviço, dicas, brindes e promoções costumam ter mais chances de fazer sucesso.
Vamos rever algumas páginas que cresceram do dia para a noite:

1- Indiretas do bem
Jéssica Grecco e Ariane Freitas, criadoras da fanpage, queriam espalhar o lado bom das pessoas no Facebook por meios de indiretas do bem, e parece que deu super certo. No ar desde 2012, a página já tem mais de 7.576.297 curtidas.

Foto Reprodução/ Facebook

Foto Reprodução/ Facebook 

Foto Reprodução/ Facebook

Foto Reprodução/ Facebook 

2- Diferentona
Criada por Victor Freitas, de 19 anos, a página na rede social provoca empatia no internauta, satirizando situações do dia a dia. A ideia surgiu quando o jovem empreendedor passou a ter a companhia do seu computador por mais tempo, após ficar paraplégico ao sofrer uma tentativa de latrocínio (roubo seguido de morte). Com raciocínio rápido, ele superou a dificuldade e utilizou os recursos disponíveis a seu favor.

Foto Reprodução/ Facebook

Foto Reprodução/ Facebook

imagem-5

Foto Reprodução/ Facebook 

3- Por que você não amadurece
A página que brincou com imaturidade e que em menos de 24 horas conquistou quase 300 mil seguidores, e parece que esse é apenas o começo. Foram tantas curtidas que o limite chegou ao pico e quem tentou curtir a página no início da noite não conseguiu.

Foto Reprodução/ Facebook

Foto Reprodução/ Facebook

Foto Reprodução/ Facebook

Foto Reprodução/ Facebook

Mas o que define um conteúdo de sucesso na web?

Não há uma formula mágica, porém existem estudos para entender esse processo e que que vão desde os costumes das comunidades, identificação pessoal, influência do meio em que as pessoas estão inseridas até imagens com pouco texto, lembrando que a internet é um ecossistema de conteúdo, em que todos estão competindo por atenção. E para ter destaque neste meio é preciso ser ágil e direto.

 

Deixe um comentário

Publicidade