Por Fernando Magnus em 24 de novembro de 2016

A influência da fotografia na publicidade

Poucos recursos se tornam tão indispensáveis quanto a utilização da fotografia no mercado publicitário. Uma infinidade de produtos e serviços já são anunciados sem sequer dizer uma única palavra graças ao apelo e expressividade que a fotografia é capaz de causar. Cabe também a ela a função de atrair a atenção do consumidor, fazendo com que, durante este processo, o mesmo sinta a necessidade de adquirir um produto ou serviço.

Quantas e quantas vezes você já deve ter acariciado as páginas de uma revista, olhado um outdoor desejando adquirir aquele automóvel anunciado, o look usado pela celebridade ou saciar a fome com o prato suculento estampado na imagem? Para que uma imagem possa conseguir tal feito, ela precisa primeiramente atingir o subconsciente humano, despertando desejos e apresentando formas de satisfazê-lo.

Direitos Autorais: Apple.

Direitos Autorais: Apple. 

Pessoas aguardam na fila em frente a uma Apple Store em busca do novo iPhone 7 / Set 2016)

Pessoas aguardam na fila em frente a uma Apple Store em busca do novo iPhone 7 / Set 2016) 

Numa era em que vivemos rodeados por smartphones, registrando cada pequeno acontecimento de nossas vidas, é importante lembrar que nem sempre foi possível captar imagens com qualidade e velocidade como nos dias atuais. Jamais pensaríamos que a invenção do daguerreótipo na França em 1839 nos levaria tão longe.

Aliás, se tratando de mercado publicitário, os últimos 50 anos trouxeram grandes avanços no que diz respeito a produção da fotografia publicitária. Graças a Steven Sasson (engenheiro / Kodak), passamos da fotografia analógica para a fotografia digital. E dia após dia os equipamentos tornam-se mais modernos, compactos, possibilitando muito mais qualidade na produção de imagens.

Alguns aspectos importantes devem ser levados em consideração ao utilizar a fotografia na produção de uma campanha. É preciso encontrar um bom fotógrafo, de preferência aquele que tenha talento, experiência, equipamentos necessários e a capacidade de realizar um trabalho de acordo com a demanda. Vale lembrar que é necessário, além do cachê pela produção, o pagamento dos direitos autorais pelo uso da imagem.

É importante salientar que o processo de produção (ou escolha da fotografia) deve se basear no layout ou nas orientações do diretor de arte. Uma etapa fundamental é o tratamento da imagem, que por sua vez precisa ser realizado com extremo cuidado para que se torne uma imagem impactante, destacando as belezas e qualidades do produto.

A fotografia publicitária é primordialmente comercial, por este motivo não tem como principal característica o registro de fatos como eles realmente são, pois sua principal meta é anunciar e vender. A relevância da fotografia num trabalho publicitário é reconhecida por criativos e anunciantes, jamais duvidemos que é atribuída a ela a responsabilidade de encantamento numa peça publicitária, e consequentemente o resultado atingido em uma boa campanha.

Deixe um comentário

Publicidade
Error, no Ad ID set! Check your syntax!