Por Bia Vasco em 30 de novembro de 2016

Quanto vale seu engajamento?

Na madrugada do dia 29 de novembro, a notícia da queda do avião que levava o time Chapecoense para disputar a partida da final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional em Medellín, Colômbia, deixou o Brasil em lágrimas. Várias pessoas e organizações se manifestaram prestando apoio e se solidarizando com o acontecido.

A página Catraca Livre criou uma série de posts “relacionados” a tragédia, porém errou a mão em não escrever algo de fato relevante e, no mínimo, solidário. A postura do site criou revolta na internet, que não perdoou a falta de empatia.

O Catraca excluiu os posts, mas vários prints já haviam sido tirados.Veja alguns deles:

materias

comentarios-retratacao

Um texto que critica a postura do Catraca circula em vários posts de perfis pessoais e em comentários de todas as postagens da página. Foi criado, inclusive, um evento.

“Você já descurtiu a página do “Catraca Livre” hoje? Em respeito aos familiares e mortos no acidente com o avião da Chapecoense, eu descurti e te aconselho a descurtir também essa página que não mostrou respeito e nem sensibilidade ao momento da tragédia. #DescurtaOCatracaLivre” 

evento

É possível ver em tempo real o tamanho do vacilo pelo  Facebook Live Stats

queda-de-likes

Diante da situação veio a retratação do site, mas será que compensou?

retratacao-e-editorial

Ficam algumas reflexões aos produtores de conteúdo:

  • O buzz gerado vai de fato promover algo relevante?
  • Engajamento vale mais que sua imagem?
  • Eu sei o suficiente sobre o que eu estou falando para dar uma resposta se algo der errado?
  • A notícia envolve sentimentos com os quais eu saberei lidar?
  • Ficará claro o sentido do que eu estou produzindo, ou vai parecer mais um “mendigando like/share”?

A internet é um mar de oportunidades para os criativos, e a velocidade com que as informações chegam é como um borbulhar de ideias novas de diferentes pautas a todo momento. Mas será que, às vezes, não é bom dar uma respirada, ver o que está acontecendo e pra onde esse tema pode te levar?

Esse artigo não serve para criticar o trabalho do Catraca Livre, mas para alertar os produtores de conteúdo. Pensem, repensem e avaliem suas pautas.

#ForçaChape.

 

 

Deixe um comentário

Publicidade
Error, no Ad ID set! Check your syntax!