Por Bia Vasco em 18 de janeiro de 2017

A criação que não se atualiza é aquela que não convence

Publicitários, designers, roteiristas e todos os tipos de produtores de conteúdo: no mundo atual, um “F5” é fundamental – para não dizer obrigatório. Hoje, com a comunicação rápida e dinâmica, tudo vira pauta. Todo dia há um acontecimento marcante, um movimento novo ou uma polêmica. É uma infinidade de oportunidades para criar conteúdo.

O criativo que não percebe o que acontece em volta não tem uma boa base para tornar sua proposta atrativa. Ele até pode criar um bom conteúdo, mas nem sempre conseguirá um grande impacto.

Atualmente, algumas marcas, além de aproveitar os assuntos “quentes”, também estão aproveitando as mobilizações sociais. As propagandas são inspiradas em fatores muito mais profundos, com referências além do buzz. Percebemos um momento mais revolucionário, onde as pessoas enfatizam muito fatores como raça, gênero e orientação sexual, buscando quebrar padrões. A sociedade mudou, e se os criadores não acompanharem, eles podem, além de ficarem ultrapassados, perderem sua credibilidade.

Seguem alguns exemplos de mudanças que acompanham as ideologias e pensamentos do momento:

  1. Globeleza 

O ícone da emissora de TV Rede Globo, a “Globeleza”, aparece em 2017 com uma roupagem nova.  Por décadas, a modelo escolhida como musa usava apenas tapa-sexo, ou pintura corporal. 

Acompanhe a trajetória dos comerciais:

Vinhetas Globeleza (1992 a 2013):

Não muito distante…Vinheta Globeleza (2016):

A de 2017, atualizada e muito mais representativa:

2. O esteriótipo feminino 

Um outro grande estereótipo que foi desqualificado: o de futilidade ligado ao sexo feminino. Vejam as propagandas da Heineken: 

Heineken Shoes Sale (Final UEFA Campions League 2014).

Heineken The Cliche (2016).

3. Estética

E sobre estética, temos a reviravolta entre a busca da perfeição x exposição dos defeitos:

Skol Casamento (2004). 

Skol Redondo É Sair do Seu Quadrado (2017).

A diferença e melhoria são notáveis, são F5’s como esses que transformam um bom trabalho em algo sensacional. Inspire-se!

 

Deixe um comentário

Publicidade