Por Israel Lemos em 10 de fevereiro de 2017

Você tem contatos?

Desde o início da minha trajetória acadêmica, me deparei com inúmeros alunos que já conheciam profissionais dos diferentes setores de uma agência de publicidade, de algum jornal ou veículo de comunicação. Inclusive, também sabiam quem eram os grandes nomes da área, sem contar os filmes vencedores de Cannes ou que, simplesmente, iriam concorrer naquele ano. Ao mesmo tempo, ingênuo, pensava: “pra quê?

Não que você tenha que saber todas essas coisas, até porque realmente não precisa. Mas se não souber nem quem está em cima, como pretende chegar lá? Dentro das proporções, o que quero dizer é que inicialmente é preciso se situar: saber como e onde está o mercado local, quais são as grandes e pequenas empresas da sua região e, de preferência, conhecer pessoas que atuam ou já atuaram em alguma delas. É aí chegamos ao ponto que aprendi ser fundamental na nossa área: networking.

Sabe aquela resenha entre os colegas de aula, mesmo na hora que o professor está falando? E aquela pausa no serviço pra tomar um café com os demais funcionários? Ou aquele churrasco da turma no fim do semestre? São momentos em que pode haver networking, ou seja, laços podem ser estabelecidos e brevemente se tornarem importantes para você e para seus amigos. Portanto, é interessante participar disso, seja através das discussões, atividades ou eventos, para ampliar cada vez mais seu círculo social e, consequentemente, te tornar mais conhecido no mercado por suas qualificações.

Os “contatos” não são só definidos pelo número de conhecidos que você tem, pode-se dizer que também são “vários atos comunicativos”. Então, sim, você tem contatos todos os dias, o tempo todo. Então aproveite, use o networking ao seu favor e crie suas próprias oportunidades.

Deixe um comentário

Publicidade