Por Diego Luís em 23 de fevereiro de 2017

Os animais fantásticos da publicidade e propaganda

Os animais sempre estiveram presentes em estratégias e campanhas publicitárias de anunciantes dos mais diversos segmentos. Os ursos polares da Coca-Cola, as vacas do achocolatado Toddy e os coelhos das pilhas Duracell são apenas alguns exemplos entre tantas campanhas que já utilizaram animais como ferramenta de persuasão. Muitas dessas campanhas, os animais foram peças fundamentais para o sucesso de vendas de algum produto ou para promover alguma ideia e a própria marca.

É inegável que animais geram um grande apelo emocional no ser humano. Nessa publicação relembraremos alguns desses animais fantásticos da publicidade e propaganda que tiveram sucesso no Brasil e no mundo.

Ursos da Coca-Cola

(Imagem/Reprodução)

(Imagem/Reprodução) 

Quando falamos de campanhas publicitárias da Coca-Cola, uma das nossas primeiras lembranças são os famosos e queridos ursos-polares. A primeira aparição aconteceu em 1922. Já nas telinhas, os ursos estrearam na campanha mundial “Northern Lights”, veiculada em 1993. Hoje os ursos polares são um dos símbolos mais populares das campanhas da marca de refrigerantes.

Ratinhos da Folha de São Paulo

imagem 2

(Imagem/Reprodução) 

Nos anos 90, as páginas de classificados dos jornais eram algumas das principais mídias para anunciantes exporem seus produtos e marcas. Para promover sua página de classificados, a Folha de São Paulo adotou um divertido ratinho como porta voz da campanha. Ele fez tanto sucesso que ganhou continuidade em outras campanhas, chegando a contracenar com celebridades da época.

Siris da Brahma

(Imagem/Reprodução)

(Imagem/Reprodução)

No verão de 2000, a Brahma ganhou relevância no cenário brasileiro devido aos comerciais protagonizados por siris bem humorados. Eles ficaram marcados por usarem biquínis e sungas, e também pelo bordão “nãnãnãnã”, que era reproduzido em todos os lugares.

Tartaruga da Brahma

(Imagem/Reprodução)

(Imagem/Reprodução)

Em 2001 o sucesso das campanhas da Brahma continuou, mas dessa vez com outro bichinho. A marca reforçou a relevância no mercado nacional e se destacou ainda mais por causa de uma série de comerciais protagonizadas por uma tartaruga. Produzida em computação gráfica, a tartaruguinha impressionava pela habilidade com a “bola” e se tornou torcedor símbolo da seleção brasileira.

Tony do Sucrilhos

(Imagem/Reprodução)

(Imagem/Reprodução)

Tony, o mascote da marca de cereais Sucrilhos, marcou gerações e fez parte da infância de muita gente. O simpático tigre ajudou a popularizar o produto da Kellogg’s em vários mercados pelo mundo, inclusive no Brasil. Nas campanhas publicitárias da Kellogg’s, Tony incentivava a prática de esportes entre as crianças de uma maneira bem descontraída.

Bunny, coelho da Duracell

(Imagem/Reprodução)

(Imagem/Reprodução)

O coelho Bunny foi desenvolvido no ano de 1973 e escolhido como mascote da Duracell para representar a longevidade e a duração das pilhas alcalinas da marca, que duravam muito mais do que as pilhas comuns e econômicas das concorrentes.

Vaca do Toddy

(Imagem/Reprodução)

(Imagem/Reprodução)

As vacas que hoje protagonizam, praticamente, todas as campanhas publicitárias do achocolatado Toddy apareceram pela primeira vez nos anúncios veiculados em 2002. Primeiramente em versões animadas, depois em pessoas fantasiadas como vacas e até mesmo os próprios animais. Atualmente, as vaquinhas estampam vários produtos derivados do achocolatado Toddy. Além disso, acompanharam o avanço digital e ganharam até um canal no Youtube chamado sendo chamadas de “Cowtubers”

Mamíferos da Parmalat

(Imagem/Reprodução)

(Imagem/Reprodução)

A marca de leite Parmalat marcou gerações com a campanha Mamíferos da Parmalat. É difícil encontrar alguém que não tenha, ao menos, algo relacionado à campanha veiculada nos anos 90. Pelúcias dos animais e fotos tiradas como mamíferos fazem parte da lembrança de quem nasceu naquela época. Para a alegria das eternas crianças dos anos 90, a Parmalat trouxe a campanha de volta nos últimos anos e o resultado não poderia ser diferente: sucesso. 

Nunca diga não ao Panda

(Imagem/Reprodução)

(Imagem/Reprodução)

A marca de queijo e produtos lácteos Panda se transformou em um fenômeno na internet por causa de seus comerciais engraçados e criativos. As campanhas da marca com o Panda possuem milhões de visualizações e já foram citados nos mais importantes blogs sobre publicidade no mundo.

Conhece alguma campanha fantástica com animais que não foi mencionada? Não se esqueça de comentar!

 

Referência: Mundo das Marcas | Exame | Propagandas Históricas. 

Deixe um comentário

Publicidade