Por Luciana Viana em 15 de março de 2017

Um Blog é o laço que une as suas ações digitais

Você já parou para pensar na importância de ter um blog para a sua empresa ou para o negócio do seu cliente? Por mais que eu ache difícil, nos dias atuais, isso nunca ter sido pauta das suas reuniões, separei algumas informações fundamentais sobre Blogs que vão te fazer querer começar, ou indicar, essa plataforma AGORA!

Vamos imaginar um cenário onde o cliente já tem um site e já está nas redes sociais, produzindo algum tipo de conteúdo e repassando informações que ele ache cabíveis dentro do seu mercado. Neste caso, o site faz o papel de representatividade da marca/empresa. As redes sociais fazem o papel social e interativo, mas ainda falta algo que una esses dois perfis, e esse algo é o Blog.

O Blog é a plataforma perfeita para criar engajamento e fortalecer a sua estratégia digital, isso porque:

– Você melhorará a posição do site no Google, porque conteúdo original constante faz com que a marca e seus sites sejam mais pontuados, isso por sua vez, faz com que o SEO seja otimizado, mostrando o site nas primeiras páginas da busca;

– Terá um investimento baixo, já que existem diversas plataformas gratuitas de Blogs, como: WordPress, Blogspot e Wix, por exemplo;

– Criará autoridade para a marca, desde que o conteúdo seja relevante para o público-alvo em questão e desde que as abordagens sejam constantes e levem em consideração soluções úteis aos leitores;

– Aumentará o conteúdo original nas redes sociais, compartilhando postagens do Blog nos perfis em que a marca está;

– O site/empresa se tornará referência entre os consumidores, pois além de oferecer produtos, oferece soluções, debates, notícias e etc, gerando confiança e interesse cada vez maior, ganhando nos quesitos: marketing viral e boca a boca;

– E por fim, mas não menos importante, é um local de interação com clientes, já que ao final de cada artigo as pessoas podem deixar suas opiniões, críticas e sugestões, gerando assim um diálogo, que posteriormente se transformará em dados estatísticos para analisar o que as pessoas acham de cada tipo de postagem.

Depois de vermos rapidamente os benefícios que uma marca ganha ao ter um Blog, é preciso ressaltar o que é preciso para mantê-lo vivo e no ar.

Um blog necessita de consistência e é preciso ressaltar que quantidade, nem de longe, se compara a qualidade neste caso. Defina o intervalo em que as postagens serão divulgadas no Blog, podem ser três vezes por semana, semanalmente e até mensalmente, desde que seja entregue o conteúdo que foi prometido e que desperte a vontade de uma próxima leitura, naquele mesmo canal.

Para manter um Blog interessante existem alguns formatos de sucesso que posso exemplificar aqui e farão um bom conjunto de conteúdo na sua plataforma.

Postagens Educativas – neste modelo você ensina à audiência algo sobre o mercado e que condiga com o produto/serviço oferecido. Esse tipo de post vai na contramão de postagens comerciais, ele apenas busca auxiliar o leitor em alguma situação, sem a pretensão de fechar negócio naquele momento.

Notícias – mesmo que sua equipe não trabalhe com jornalismo, estar por dentro das notícias do setor e repassar essa informação com a “cara” da marca, é um ótimo modelo para reter seu público, já que informação na era digital é ainda mais essencial.

Tutoriais – eu me arrisco a dizer que existem tutoriais sobre qualquer assunto na internet e mesmo assim o modelo não se esgota. Por isso, é importante investir em alguns “passo a passo” sobre assuntos pertinentes ao mercado ao qual a marca está inserida.

Vídeos – os vídeos ganharam um espaço na internet que é só deles, por isso investir na produção de vídeos é muito importante. Não precisa ser uma superprodução de Hollywood, no caso do digital, podem ser preparadas palestras online, bate-papos e discussões ao vivo com as pessoas mandando perguntas em chats. Tudo isso pode ser reproduzido posteriormente no blog.

Além dos formatos que exemplifiquei, vou ficar devendo para a continuação os seguintes formatos de conteúdo: Listas, Pesquisas, Infográficos, Entrevistas, Opiniões, Artigos, Casos de sucesso e mais alguns que falo no próximo post com o tema Blog.

Para fechar essa primeira abordagem sobre Blogs, vamos falar um pouco sobre títulos de posts, pois eles devem ser criativos e instintivos, sabe como? Existem fórmulas para isso também.

Títulos muito introspectivos e pouco explicativos podem passar despercebidos. Quando fazemos uma busca no Google, normalmente, queremos uma solução rápida, por isso alguns formatos de títulos se tornaram os campeões nas buscas.

Títulos começados com “Como” fazem grande sucesso, pois é o que quase todo mundo se habituou a escrever, já que o Google tudo sabe e tudo vê. Assim, um exemplo seria: “Como criar estratégias de marketing digital de sucesso”.

Títulos começados com números, gerando valor para a quantidade de informações e soluções que o artigo apresentado oferecerá ao leitor. Exemplo: “10 formas de conseguir mais curtidas no Facebook”. Nesse caso, quanto mais números com conteúdo de qualidade, maior o tráfego adquirido através do texto.
E para finalizar, títulos que busquem identificação “5 maneiras de conseguir leads qualificados. Você já utiliza alguma delas? ” Desta forma o leitor já se sentirá parte do texto desde o título, e ficará curioso para saber se existe uma de suas estratégias na lista e quais são as outras que ele ainda não utiliza.

Deixe um comentário

Publicidade