Por Elionardo Souza em 24 de março de 2017

A importância da música na publicidade

Quem não gosta de música? Ela está presente em tudo à nossa volta, e não seria diferente na propaganda. Nós, publicitários, sabemos que uma das melhores formas de vender é transmitindo algo além do que apenas o produto ou serviço em questão, e uma das maiores missões de um profissional da área é passar emoções e sensações através do seu trabalho.

giphy

A música é uma forma de comunicação utilizada como um canal, onde é possível transmitir uma mensagem de forma sutil, eficiente e agradável, seja apenas para o prazer do ouvinte ou para influenciá-lo a tomar determinadas ações ou atitudes esperadas pelo anunciante – além de poder ajudar na construção de uma marca e estreitar sua relação com o consumidor.

Um ótimo exemplo é a Coca-Cola. Sempre com tom alegre e inspirador em suas campanhas, a marca tenta passar uma mensagem que desperte a empatia – não só a seus potenciais clientes, mas a todos que assistem a seu filme.

Entre tantos exemplos eu escolhi o filme abaixo, que mostra a propagação da prática do bem, sem estar diretamente vendendo o produto, mas sim a ideia. O nome da música é “Show me love”. Ela é a peça chave da campanha, complementando totalmente a mensagem da peça, e emocionando quem assiste:

Com isso, percebemos que a trilha sonora de um filme, se mudada, pode dar um sentido totalmente diferente a cena. É assim no cinema e na publicidade, por isso a escolha da música certa é tão importante para o nosso trabalho. Para encerrar, veja esse vídeo que mostra, de forma engraçada, como a troca da trilha sonora pode transformar uma cena.

E você tem alguma música, de algum comercial, que te emocionou ou te marcou de alguma forma? Conta pra gente ;) 

Deixe um comentário

Publicidade