Por Luciana Viana em 19 de abril de 2017

O poder da palavra LEAD

Em jornalismo, o lead é a parte superior do texto. É nele que devem estar todas as informações chaves para prender o leitor e fazer com ele se interesse pelo conteúdo que explica toda a notícia.

Em tradução literal do inglês, lead significa “conduzir”, mas nos dias atuais e para as estratégias de marketing digital, o que é um lead?

Qualifying Sales Leads, Qualified Sales

(Imagem: Reprodução/Google Imagens)

Desde que o Marketing tradicional passou a dar espaço para outras vertentes, baseadas no comportamento do consumidor, começamos a nos adaptar a novos termos e denominações. No caso do Marketing Digital, que tem como braço direito o Inbound Marketing, descobrimos que pequenas palavras ganham significados enormes. KPI’s, Palavra-Chave, SEO, SEM, Persona, Buyer’s Journey, esse são só alguns exemplos que podemos identificar dentro deste mundo digital.

Voltando à palavra Lead, podemos defini-la dentro da estratégia digital como o código atrelado a um consumidor que foi cativado. Alguém que em meio à tanta exposição, de tantas marcas, produtos e serviços, se interessou pelo nosso conteúdo/proposta e se cadastrou, deixou seus dados em algum formulário, de site ou de Landing Page, por exemplo, para que pudesse receber algo de valor para ele.

Neste momento fizemos um novo contato e este novo contato deve ser conduzido (lembrando o termo em inglês) por um funil de materiais de valor que você vai entregar. A comunicação nesse caso é sempre um atrativo. A disponibilidade em querer solucionar a “dor” daquele lead poderá fazer com que ele se aprofunde nesse funil. Sim, estamos falando do Funil de Vendas e é nele que o Inbound Marketing faz sua morada.

Deixamos de criar desejo nas pessoas com o Marketing, para entender as reais necessidades dele com o Marketing de Conteúdo, e olha, foi em um piscar de olhos hein! Se não nos adequarmos agora, vamos perder não só as terminologias, como também os mercados do futuro.

Vamos falar sobre muitas ações dentro do Marketing de Conteúdo, mas começamos dando nome aos principais bois. A caça aos leads está cada vez mais concorrida, quanto mais leads, mais chances de chegar ao fundo do funil, ou seja, às vendas.
Mas, será que todo lead é uma venda em potencial? NÃO. Vamos segmentá-los e dar sobrenome a eles, mas isso nos próximos posts.

Deixe um comentário

Publicidade