Por Dayanna Pacheco em 26 de abril de 2017

Mentalidade de crescimento: você tem?

Como alcançar o tão sonhado sucesso e viver uma vida de realizações? Qual o segredo?

Sabe aquele ator ou atriz famosa na tv ou na revista? E aquelas palestras do TED com alguém sensacional contando todas as suas realizações? Você já se pegou fazendo essas perguntas? Eu já!

E aposto que você também já ouviu falar de fórmulas mirabolantes pra alcançar um alto nível de prosperidade – de dietas até simpatias – tem de tudo. Existem algumas pessoas mais sensatas que sugerem coisas como trabalho durofoco e persistência.

Essas características NÃO são intrínsecas de alguns poucos sortudos que nasceram como um nível de inteligência e talento acima da média. Elas podem ser desenvolvidas ao longo da vida.

Mentalidade ou mindset (em inglês) é um “conjunto de manifestações de ordem mental (crenças, maneira de pensar, disposições psíquicas e morais) que caracterizam uma coletividade, uma classe de pessoas ou um indivíduo; mente, personalidade”. Ou seja, são os conjuntos de crenças de um indivíduo ou grupo e sua visão de mundo.

Mas, por que a crença ou maneira de pensar de uma pessoa é determinante para uma vida de sucesso? Simples! A mentalidade é o que determina como um indivíduo compreende o sucesso.

Para alguns o sucesso é ter uma carreira longa gerenciando uma empresa importante, para outros, sucesso é poder trabalhar em casa com flexibilidade de horário e fazer o que se gosta, ou ainda, poder ser um líder em seu lar cuidando dos filhos e da casa, trabalhar em projetos sociais, etc.

A verdade é que não existe fórmula correta ou visão ideal de sucesso. Existem muitos CEOs de empresas grandes e famosas com depressão porque em algum momento de suas caminhadas essas pessoas alcançaram o que se vê nas revistas e na tv como ideal de sucesso mas descobriram que não são felizes.

Então, a mentalidade constrói a percepção de realização e sucesso.

E como desenvolver um mindset de crescimento?

  1. Aprenda constantemente: Tenha disposição para ser exposto à novos conhecimentos em todos os lugares, em todos os momentos.
  2. Compreenda que esforço é fundamental: Entenda que quanto mais difícil for uma atividade, quanto mais empenho e esforço você tenha que dedicar a algo, mais e melhor você vai se desenvolver naquele tópico.
  3. Enfrente os contratempos e as adversidades: Aproveite as dificuldades e desenvolva seu poder mental, seu equilíbrio emocional e sua capacidade de análise.

Não desperdice o seu fracasso!

Essa é a hora de procurar sentido, desenvolver o pensamento criativo buscando respostas e alternativas. Então, deixe o ego de lado e coloque no papel os problemas com a maior riqueza de detalhes possível. Em seguida busque razões e tente desenvolver ou pesquisar sobre possíveis respostas para o problema específico.

Se sua estratégia não der certo. Não tem problema! Tente de novo. Persista! Insista! A solução vai chegar se você metodicamente analisar seus resultados e buscar alternativas. Só não vale o conformismo e tentar obter resultados diferentes fazendo as mesmas coisas, não é?

Créditos.

Deixe um comentário

Publicidade