Por Elionardo Souza em 2 de junho de 2017

Campanha de artistas tenta retomar o São João raiz no nordeste

O São João, tradicional do nordeste brasileiro, tem como origem famílias que se reuniam em volta da fogueira para comemorar as festividades que ocorriam no mês de junho, homenageando alguns santos da igreja católica.

Como tudo muda, a tradição sofreu algumas alterações com o passar do tempo, e hoje é conhecido por todos como uma festa típica nordestina que reúne quadrilha, comida de milho, fogueira e forró.

(Imagem: Reprodução/Internet)

(Imagem: Reprodução/Internet)

Porém, nos últimos anos, artistas e bandas do forró autêntico vêm sendo substituídos por duplas sertanejas, bandas de sofrência e forró estilizado, descaracterizando as festas juninas da região.

Na tentativa de preservar a cultura local, artistas Pernambucanos e Paraibanos se reuniram em uma campanha online a favor do São João Tradicional. Músicos do tradicional forró pé de serra aparecem em fotos, nas redes sociais, segurando uma placa com o pedido: “Devolva meu São João”.

(Imagem: Reprodução)

(Imagem: Reprodução/Internet)

A campanha também conta com o apoio de alguns influenciadores e portais de notícia da região, que utilizam a tag #DevolvaMeuSãoJoão – além de ter ganhado uma música composta por Wagner Carvalho, que canta sobre alguns elementos da tradição das festas juninas.

O legal é ver como as redes sociais e o mundo digital podem influenciar até mesmo em elementos culturais tão fortes. Cada dia mais, o digital e o “mundo real” se tornam um só, e é importante refletirmos nesses aspectos da nossa profissão de forma consciente, para entendermos e usarmos isso a nosso favor.  

Deixe um comentário

Publicidade