Por Tiago Bezerra em 2 de junho de 2017

Dicas rápidas para quando estiver sem tempo para criar

Criação tem fórmula? Essa é uma pergunta difícil de responder porque pode incomodar muita gente. E não pense que acho exagero de quem se incomoda. Eu acho que existem motivos plausíveis para defender as não-fórmulas e as fórmulas também.

Entretanto, me sinto no dever de esclarecer meu ponto de vista. Ok. Lá vai: critério em propaganda é mais do que simplesmente bom gosto. Certo? Afinal, ninguém concorda que o “eu não gosto” não cabe quando o objeto de análise é uma ideia.

Cavucando mais esse assunto chegamos aos jurados de festivais de publicidade. E esses caras não julgam por capricho. Existe um porquê de tudo que eles apontam e estabelecem como itens fundamentais para uma ideia ser boa ou ruim. Vou chamar de itens porque não achei uma palavra melhor. Tá começando a entender onde quero chegar?

Se existem esses itens, existe um jeito de fazer, um propósito, um objetivo a ser alcançado. E se existem pessoas preparadas para dizer sim e não, existe sim a forma correta de se fazer, e pra tudo que existe a forma correta de se fazer, existe também uma fórmula. Entendeu o raciocínio?

E quando você está na correria, nada melhor do que saber um passo a passo inteligente para dar aquela força. Vou listar duas dicas bacanas só pra gente aqui:

1) EXAGERO

Imagine uma situação que passe a mensagem de uma maneira clara e direta, como “café deixa seus olhos abertos” e exagere o máximo que você conseguir. Abuse de pontos de vista que pertencem ao exagero, como um SUPER PLANO DETALHE MEGA ULTRA CLOSE que imaginaram para essa campanha do café BonoGrão, criado pela dupla: Guilherme Racz e Lucas Casao.

Agency: Y&R (AdsOfTheWorld)

Agency: Y&R (AdsOfTheWorld)

 

 

2) AO CONTRÁRIO

Faça uma lista de tudo que é completamente oposto às características do seu produto. Depois combine ela com a mensagem que isso não deveria ser assim. Como essa ideia sensacional para falar “não beba e dirija” usando um manobrista bêbado.

Curtiram as dicas? Bom job pra gente então.

Deixe um comentário

Publicidade