Por Ighor Ferreira em 8 de agosto de 2017

Conheça as campanhas vencedoras do Facebook Awards 2017

Apesar de ainda estarmos em agosto, o Facebook já disponibilizou as campanhas que usaram sua plataforma como meio de veiculação e que foram vencedoras do Facebook Awards 2017, vitória que foi expressa tanto em números quanto em repercussão e, principalmente, pelo conteúdo abordado e as causas que foram abraçadas pelas marcas.

(Imagem: Reprodução/Brands Vietnam)

(Imagem: Reprodução/Brands Vietnam)

As categorias foram divididas usando como base as reações do Facebook. Campanhas que nos fizeram rir, chorar, impressionar – e até mesmo despertaram o sentimento de amor e empatia pelo próximo – foram muito bem representadas dentre os destaques de 2017.

Os vencedores, que podem ser vistos clicando aqui, abordaram temas como a crise dos refugiados entre 2016 e 2017, as campanhas de desarmamento nos EUA depois dos diversos ataques dentro de escolas e até campanhas de lançamentos de séries e jogos. Confira a campanha “The DNA Journey” (ou “A Jornada do DNA”, em tradução livre), criada institucionalmente pela momodo S/A e que mostra a importância de conhecer e abraçar as diferenças:

Outro exemplo de campanha vencedora foi a “#IWelcome – LIVE” (ou “#EuDouasBoasVindas”, em tradução livre), da Amnesty International, desdobramento de uma campanha anterior que promovia o encontro entre dois estranhos que deveriam se olhar durante 4 minutos. Esse experimento é conhecido pela psicologia que defende o tempo como o mínimo necessário para gerar intimidade entre os envolvidos. O case colocou um indivíduo de origem europeia e outro de origem de um dos principais países envolvidos na crise dos refugiados para se olharem e encurtarem as diferenças. A campanha foi alvo de críticas por parte dos usuários, que questionavam a veracidade do experimento e apontavam o uso de atores.

Para derrubar essa teoria, a ONG em prol dos direitos humanos, em parceria com a DDB&tribal Warsaw, lançou a “#IWelcome – LIVE”, que promoveu milhares desses experimentos com transmissão ao vivo pelo Facebook, em diversas localidades com diversas pessoas participando, sem cortes e sem edições, o que trouxe ainda mais visibilidade para a causa e levou a campanha à vitória do Facebook Awards:

Os demais cases vencedores podem ser vistos na íntegra e com dados das métricas do Facebook e da repercussão midiática clicando aqui

 

Deixe um comentário

Publicidade